None

Veja 7 métodos de ensino que estão revolucionando a educação infantil

Para uma boa aprendizagem, é essencial contar com metodologias de ensino inovadoras e coerentes com as características da instituição de ensino. Para a educação infantil e fundamental, existem alternativas que realmente inovam e revolucionam as maneiras de se ensinar e aprender, o que representa resultados cada vez melhores para a unidade educacional e para o aluno. 

Nesse sentido, é preciso avaliar os recursos disponíveis na escola, o perfil do público recebido e dos professores, além da missão defendida pela instituição. Ter esses critérios em mente ajuda a encontrar a melhor metodologia para a sua realidade e aproveitar todos os benefícios.

Para uma escolha consciente, o primeiro passo é conhecer as opções disponíveis. Por isso, não deixe de conferir, a seguir, os sete principais métodos de ensino inovadores e veja qual mais combina com a sua instituição. Vamos lá?

1. Montessoriano

Um dos métodos de ensino para crianças mais consagrados é o Montessoriano, desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori e seus colaboradores. A médica pedagoga revolucionou a educação em seu tempo, afinal, a aprendizagem era marcada por rigidez e castigos.

Nesse cenário, Montessori propôs estímulos para liberdade, individualidade e criatividade. O método desenvolvido pela médica até hoje é considerado inovador e inspira muitas escolas. Para isso, a interação com o ambiente é fundamental. Assim, os materiais das aulas e os brinquedos devem permanecer acessíveis às crianças o tempo todo.

Dessa forma, os pequenos podem manifestar seus interesses de maneira espontânea, com respeito ao ritmo individual. Os estímulos sensoriais também são essenciais, visto que Montessori considerava que o intelecto está relacionado à experimentação. A metodologia é baseada em seis pilares:

  • autoeducação;
  • educação como ciência;
  • educação cósmica;
  • ambiente preparado;
  • adulto preparado;
  • criança equilibrada.

2. Metodologias Ativas

As metodologias ativas contam com um leque amplo de opções para a educação inovadora. Esse conceito tem como base o protagonismo do aluno, ou seja, o processo de ensino-aprendizagem é focado na experiência do estudante. Com isso, é uma alternativa eficaz para todas as etapas da educação, do ensino infantil ao superior.

Alguns recursos que podem ser explorados nesse contexto inovador são:

  • sala de aula invertida — os alunos conhecem o conteúdo previamente e a aprendizagem acontece a partir das suas dúvidas e percepções;
  • ensino híbrido — combina aulas presenciais e à distância para aprofundar os conhecimentos;
  • gamificação — a escola usa jogos diversos para tornar o ensino mais atraente e divertido;
  • cultura maker — os alunos aprendem fazendo e utilizam diferentes materiais para criarem produtos, solucionarem problemas ou desenvolverem tecnologias;
  • aprendizagem por projetos — é ótimo para incentivar a interdisciplinaridade, pois os estudos são colaborativos em prol da solução de problemas.

3. Freiriano

A metodologia de ensino freiriana é baseada no ideal de educação de Paulo Freire. O educador acreditava que a consciência crítica e a autonomia deveriam ser centrais no ensino. Dessa maneira, o professor também aprende enquanto ensina e a escola se torna um espaço colaborativo de construção de conhecimentos.

Assim, o professor é mediador no processo educativo. Nesse método de ensino, a realidade do estudante é importante. Por isso, é preciso considerar os conhecimentos locais, regionais e individuais.

Dentre os benefícios dessa metodologia, é possível destacar: autoestima, pensamento crítico, autonomia, consciência social e empatia. Um de seus objetivos é tornar o ensino mais atraente para o estudante, com isso, pode também proporcionar melhores resultados nos estudos.

4. Pikler

A abordagem Pikler não é uma metodologia de ensino fechada, mas, uma filosofia educacional. Foi desenvolvida pela pediatra Emmi Pikler. Seu foco é no desenvolvimento de bebês, por isso, está mais alinhada com a educação infantil. O objetivo é proporcionar bem-estar físico, afetivo e psíquico desde os primeiros anos de vida.

Nesse sentido, a abordagem Pikler defende que cada criança seja atendida a partir das suas características. A escola precisa oferecer um ambiente adequado para que o desenvolvimento aconteça plenamente.

Essa filosofia educacional pode ser posta em prática tanto nos centros de educação infantil quanto em casa, com acompanhamento dos pais. Dessa maneira, é importante estabelecer um vínculo de confiança com o bebê, proporcionar experiências de brincadeiras livres e estimular o autoconhecimento.

5. Construtivista

O modelo construtivista é baseado nas teorias de Lev Vygotsky e Jean Piaget e já é aplicado no Brasil desde a década de 1980. Apesar de não ser uma proposta nova — da mesma forma que outras metodologias citadas —, ainda é uma inspiração para muitas metodologias de ensino inovadoras, portanto, merece atenção. Efetivamente, defende que o conhecimento é construído e não adquirido.

Nesse contexto, o aluno "aprende a aprender", ou seja, adquire ferramentas para que desenvolva o seu pensamento autonomamente. As experiências práticas são muito relevantes para essa proposta pedagógica. Assim, os educadores devem incentivar os estudantes a aplicarem os conhecimentos.

No que se refere às avaliações, não existe resposta certa e errada, é importante que se considere o raciocínio do aluno para que se possa pensar coletivamente. Além disso, o método construtivista observa cientificamente qual estágio do desenvolvimento em cada idade para pensar em estratégias de ensino mais adequadas.

6. Waldorf

A metodologia Waldorf foi criada pelo filósofo Rudolf Steiner e considera que os primeiros sete anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento humano. Assim, durante esse período, que é chamado de primeiro setênio, a aprendizagem deve ser incentivada conforme as características de cada criança.

A pedagogia Waldorf é ancorada em três princípios: pensar, querer e agir. Com isso, tem o objetivo de formar indivíduos mais livres, conscientes e responsáveis, o que precisa ir além do aprendizado puramente intelectual.

As aulas contam com a presença marcante das artes, do contato com a natureza e dos trabalhos manuais. A aprendizagem é dividida em ciclos e não em séries, como acontece na educação tradicional.

7. Metodologia STEM

A STEM (sigla para Science, Technology, Engineering e Mathematics) também faz parte das metodologias de ensino inovadoras. Isso porque ela foca na interdisciplinaridade e envolve áreas da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e, em algumas situações, artes. 

Assim, esse ensino tem o objetivo de abordar diversas matérias de forma simultânea e inusitada. Isso permite que o aluno consiga ter contato com diferentes tipos de conceitos ao mesmo tempo.

A partir dessa ferramenta multidisciplinar é possível estimular a autonomia dos estudantes, além de fazer com que eles tenham mais facilidade de solucionar os problemas, garantindo uma melhor integração com um mundo ao seu redor.

Um exemplo da metodologia STEM é o Sistema Matific: uma plataforma que consegue ajudar no aprendizado de matemática de forma fácil e divertida. Isso porque os alunos passam a realizar diversas atividades online por meio de jogos que ensinam os estudantes a pensar em soluções para os problemas, melhorando o seu pensamento crítico ao fazer novas descobertas. 

O melhor de tudo é que a plataforma ainda envia os dados dos estudantes para o professor. Com isso, o docente consegue acompanhar de perto o desenvolvimento da sua classe, o que contribui também para pensar em mais metodologias multidisciplinares que incentivam ainda mais o aprendizado.

Por que a metodologia STEM está revolucionando a educação infantil?

Essa metodologia de ensino inovadora tem revolucionado a educação infantil por diversos motivos. Confira alguns deles a seguir!

Ajuda na aprendizagem e na aquisição de conhecimentos interdisciplinares

Ela consegue oferecer uma aprendizagem interdisciplinar, ou seja, abordando diversas áreas do saber ao mesmo tempo. A partir disso, fica mais fácil os alunos conseguirem resolver os desafios e problemas do dia a dia. 

Possibilita mudanças na relação entre professor e aluno

Com as novas formas de aprendizado, é possível garantir que haja mais interação entre o professor e aluno, deixando o aprendizado mais eficaz. Isso porque o educador passa a atuar como mentor, estimulando os estudantes a pensar, refletir, resolver problemas, buscar respostas e ajudar os colegas de classe. 

Permite a aplicabilidade do aprendizado

Muitos estudantes costumam perguntar aos professores em que momento da vida eles vão aplicar determinado conhecimento adquirido na aula em seu cotidiano. Com a aplicação da metodologia STEM, essa não é mais uma dúvida. Isso acontece porque a classe consegue entender, na prática, como o aprendizado em sala de aula contribui para o seu dia a dia, pois nesse processo é possível aprender por meio de situações que fazem parte da vida do estudante. 

Deixa o aluno mais preparado para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante transformação, o que exige cada vez mais conhecimento dos profissionais. Mas não é apenas o diploma que vai dizer se uma pessoa é capacitada ou não para exercer determinada função. O que está em jogo são os seus diferenciais.

Contudo, quando os alunos conseguem ter um aprendizado interdisciplinar, fica mais fácil de se prepararem para os desafios do mercado de trabalho, visto que passarão a adquirir habilidades que os ajudam a resolver diversos problemas de maneira efetiva. Mas não é só isso! Essa metodologia de ensino inovadora também ajuda a pessoa a desenvolver a colaboração, criatividade e pensamento crítico, que são características essenciais para qualquer área que se pretende atuar. 

Portanto, para escolher entre essas metodologias de ensino inovadoras, é preciso observar qual delas mais se alinha à sua instituição. Podemos ver que todos têm em comum a aprendizagem prática e o protagonismo do estudante. Apesar de a maior parte delas ter sido proposta há décadas, suas ferramentas ainda são consideradas inovadoras. Com a tecnologia, temos o potencial de expandir ainda mais as possibilidades e melhorar cada vez mais a escola e o ensino, como no caso da metodologia STEM, que pode usar jogos para estimular ainda mais o aprendizado. 

Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre esses métodos de ensino? Então, não deixe de conferir o próximo artigo: “Por que usar a metodologia STEM em sala de aula?” Não perca essa chance de aplicar os seus conhecimentos sobre o assunto!