None

Contagem de Ovelhas

Junte-se à festa do pijama e ajude os monstros a contar as ovelhas para dormir!

Nesta atividade, os alunos têm a tarefa de contar ovelhas à medida que elas aparecem, pulam uma cerca e desaparecem. Inicialmente, as ovelhas saltam uma de cada vez, mas os alunos precisarão adaptar suas estratégias de contagem assim que começarem a aparecer em grupos.

Jogue agora: 

 

Objetivos de Aprendizagem

  • Contar grupos de eventos dinâmicos, com base na familiaridade existente com a contagem de eventos dinâmicos únicos e/ou grupos de objetos estáticos
  • Estenda as estratégias de contagem existentes (ou desenvolva novas) para levar em conta a variação na quantidade adicionada em cada etapa

 

Alinhado com os principios da Matific

  • A atividade fornece um contexto significativo para a contagem dinâmica - os alunos são motivados a ajudar seus amigos monstros
  • Os alunos devem envolver o pensamento crítico quando encontrarem “duas ovelhas ao mesmo tempo” pela primeira vez e adaptar ativamente a estratégia escolhida
  • O aprendizado personalizado é oferecido ao permitir que os alunos assistam aos eventos quantas vezes precisarem, ajudando-os a refinar sua estratégia
  • A arte, o áudio e a caracterização da atividade promovem um envolvimento intrínseco com o assunto.

 

Eu quero saber mais! 

Base Matemática

Contar é uma habilidade fundamental que constitui uma área de foco crítico na aprendizagem da primeira infância. Para contar efetivamente, os alunos devem não apenas ter grande familiaridade com a forma como os números são ordenados e desenvolver alguma compreensão de como os números se relacionam, mas também devem estar preparados para empregar uma gama diversificada de estratégias à medida que a situação muda.

Cada uma das atividades do Matific nesta área apresenta aos alunos um novo contexto. Por exemplo, os alunos contam caracóis estáticos em um episódio e peixes estáticos em outro - para um adulto, essa mudança de contexto é trivial, mas para mentes jovens representa um passo fundamental no processo de abstração.

À medida que os alunos continuam com as atividades do Matific, eles adicionam cuidadosamente à amplitude de contextos de um aluno que devem contar - contando rapidamente, contando subconjuntos, contando eventos dinâmicos em vez de objetos, contando sistematicamente e assim por diante.

Esta atividade pressupõe que os alunos tiveram alguma exposição à contagem de eventos dinâmicos e alguma exposição a “adicionar a um total” em um contexto estático. Tendo semeado à frente, esta atividade reúne esses contextos e incentiva os alunos a refinar e praticar ainda mais suas estratégias de contagem.

Destaques

À medida que a atividade avança, as ovelhas pulam a cerca em ritmos diferentes - algumas são rápidas e outras lentas. Há também pistas de áudio para os alunos, mas a diferença entre “duas ovelhas” e “três ovelhas” é muito difícil de ouvir. Cada uma dessas variáveis representa aspectos do problema que a estratégia do aluno deve considerar.

Se um aluno digitar uma resposta errada duas vezes, ele receberá um passo a passo detalhado de como pode abordar o problema. Há uma narração de contagem que conta rapidamente os grupos à medida que aparecem, aumentando o total à medida que a animação é reproduzida:

Cada ovelha tem um design único, um para cada monstro. Você pode dizer o que cada monstro tem em comum com as ovelhas que eles contam?

E que travessura Broog está aprontando?

Experimente agora e descubra!