None

Educação na era digital: descubra o que está envolvido nela

Se você quer inovar em sua escola e incorporar as tendências da educação na era digital, está no lugar certo. Para ajudar os alunos a superarem os desafios do mundo atual é importante aplicar conceitos condizentes com o que vemos hoje no cotidiano social e profissional. Assim, investir em soluções adequadas e adaptar sua instituição é fundamental para preparar jovens talentos.

Para lhe ajudar a compreender mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo especial. Nele, você vai aprender o que é a educação na era digital e quais são as principais formas que sua escola pode utilizar para se adaptar. Despertou a curiosidade? Então, siga conosco e descubra mais sobre esse tema!

O que é a educação na era digital?

A era digital já é uma realidade em todos os segmentos da vida. Assim, entender esse conceito e saber como adaptar sua escola é muito importante para formar pessoas preparadas para os desafios que surgiram na sociedade.

Desse modo, as instituições de ensino devem encontrar meios de se adaptar e incorporar soluções que auxiliem a melhorar o processo de aprendizado dos alunos. A educação na era digital apresenta ferramentas com recursos que favorecem o desenvolvimento e prepara pessoas com capacidades para resolver os problemas do dia a dia.

Com os alunos conectados às redes sociais e aos smartphones, saber usar esses recursos e muitos outros pode impactar de forma positiva o desempenho da sua instituição, aumentando o engajamento e proporcionando aulas ainda mais divertidas.

Como a escola pode se adaptar?

Encontrar boas formas de adaptar sua escola para a educação na era digital pode ser muito benéfico. Para isso, apontamos quais são as melhores práticas que podem lhe ajudar nesse sentido.

Sala de aula interativa

A tecnologia já é uma realidade para os alunos, e saber como aproveitá-la é fundamental para tornar as aulas mais atrativas e ajudar na superação das dificuldades. Em vez de banir os celulares da sala de aula, você pode utilizá-los para deixar o processo de ensino atrativo e cativante, por exemplo.

Além disso, há diferentes recursos digitais que podem ser incorporados ao dia a dia da educação, complementando a jornada do aluno. É possível utilizar jogos educativos e construir trilhas de aprendizagem que auxiliem cada um a se desenvolver em seu próprio ritmo e de modo mais interativo.

Assim, toda a canseira das aulas teóricas e maçantes é exterminada por um ambiente contagiante e que ajuda a engajar os discentes a avançar no próprio aprendizado. Com isso, vários benefícios são alcançados pela escola, como mais motivação dos alunos, melhores resultados e jovens alcançando o potencial máximo.

Ensino híbrido

Essa modalidade de ensino é uma das principais tendências do processo de transformação digital da educação. A ideia por trás desse formato é que o conteúdo apresentado aos alunos seja dividido entre o ambiente presencial e o online.

No Brasil, já existem instituições que utilizam um formato conhecido como rotação de laboratório, em que boa parte das aulas ocorre de maneira tradicional e o restante é feito em um laboratório de informática.

Tal estratégia permite que o professor utilize recursos digitais para atrair e engajar os estudantes em diversos temas. Em alguns casos, a aula online funciona como um complemento às atividades desenvolvidas presencialmente, reforçando os conceitos e ideias aprendidos em sala.

Isso significa que você consegue absorver os melhores efeitos desses dois formatos, interagindo com os alunos em casa e engajando a turma por meio de recursos digitais.

Colaboração online

Você já teve dificuldade em organizar tarefas em grupo durante as aulas? Se essa também é uma das questões que atrapalham a dinâmica de aula, é possível adotar os recursos digitais para resolver esse impasse.

Existem diversas ferramentas para incentivar a colaboração online entre os colegas, permitindo a realização de trabalho, divisão de tarefas, conversas em grupo e outras maneiras de interação.

Além disso, alguns recursos permitem criar documentos digitais que podem ser editados por diversas pessoas em simultâneo, permitindo que cada um ofereça suas contribuições. Tal organização permite resolver os seguintes problemas:

  • dificuldade de reunir todo o grupo;
  • falta de um local apropriado para todos; e
  • diversas pessoas editando o trabalho no mesmo computador.

Como a internet favorece a conexão com pessoas do mundo todo, o trabalho também pode contar com a participação de estudantes de vários locais, trocando experiências e conhecendo novas culturas.

Gamificação

O uso de games é um importante mecanismo para otimizar as estratégias de ensino e tornar o aprendizado ainda mais interessante. Por meio dos jogos, os estudantes podem encarar o estudo como uma jornada com fases para ultrapassar, metas e uma pontuação para atingir.

Todos esses inventivos contribuem para que os estudantes fiquem mais interessados, mesmo nos assuntos mais desafiantes. Para os professores, isso também representa uma ótima alternativa para criar aulas divertidas e fora do modelo padrão de ensino.

Por meio do design lúdico que os jogos digitais oferecem, a escola ganha um novo dinamismo no processo de educação de suas turmas, afinal, recomendar jogos como atividade de casa parece um arranjo excelente para atrair e motivar os alunos.

Como a Matific pode ajudar sua escola?

A Matific conta com diversos recursos digitais para o ensino da matemática para crianças de 4 a 12 anos. Com uma plataforma interativa premiada por conta do seu caráter inovador e pedagógico, ela é composta por mais de 2.000 mini jogos e atividades práticas desenvolvidas exclusivamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.

Por meio dessa ferramenta, os estudantes conseguem desenvolver seu aprendizado de maneira online. Além disso, há indícios acadêmicos de que ela consegue reduzir a ansiedade dos alunos e melhorar sua experiência de estudo.

Assim, os alunos percorrem atividades que cobrem o currículo nacional completo, incluindo habilidades e tópicos organizados de maneira simples e prática para que nenhum tópico seja deixado de lado pela criança.

Viu como adaptar sua escola para a educação na era digital? Com essas dicas e contando com as soluções da Matific é possível alcançar melhores resultados, engajar os alunos, além de conseguir mensurar o desempenho para buscar melhorias e oferecer cada vez mais qualidade em sua instituição.

Quer saber mais sobre as tendências da educação e como implementá-las em sua escola? Então, confira o artigo "Porque precisamos trazer a educação matemática para a era digital?" em nosso blog.