None

Por que as tecnologias educacionais são importantes para as crianças?

O uso de recursos digitais na educação é uma tendência que veio para ficar. As chamadas tecnologias educacionais otimizam os processos de ensino e contribuem com a aprendizagem dos estudantes. Afinal, elas proporcionam a flexibilização e a dinamização das metodologias aplicadas na escola.

Além disso, a tecnologia está em favor da personalização do ensino, já que permite gerar uma grande quantidade de dados que é utilizada para refinar avaliações de desempenho e embasar decisões pedagógicas. Tudo isso sem contar no incentivo à motivação dos estudantes, o que melhora o aproveitamento de conteúdos.

Continue a leitura para entender melhor a importância do uso de tecnologias educacionais na educação contemporânea!

Os principais benefícios das tecnologias educacionais

Nas últimas décadas, a sociedade tem vivido uma verdadeira revolução tecnológica em todas as áreas — com a educação não é diferente. Por isso, evitar o emprego de tecnologias educacionais não é mais uma opção: integrá-las da melhor forma possível nas rotinas pedagógicas é algo não apenas necessário, mas muito vantajoso.

Veja abaixo os principais impactos positivos dos recursos digitais na sala de aula!

Falam a linguagem das novas gerações

Os alunos da educação básica de hoje são nativos digitais, isto é, já nasceram em um mundo conectado e imerso em tecnologia. Esse perfil de estudante impõe à escola o desafio de integrar esses elementos às metodologias de ensino para estabelecer uma comunicação verdadeira com as crianças e adolescentes.

Além disso, as tendências educacionais caminham para a valorização cada vez maior do papel ativo do estudante em sua construção de conhecimento. Por isso, é fundamental que sejam valorizados, também, os recursos que fazem parte da realidade das novas gerações. 

Aumentam o engajamento dos alunos

É importante que os educadores tenham em mente as mudanças cognitivas que acompanham a revolução tecnológica. Por exemplo, há um famoso dado da Microsoft, divulgado pela BBC, que aponta que o tempo médio de atenção humana tem caído na era digital: em 2000, era de 12 segundos; em 2008, já havia caído para 8 segundos.

Assim, os métodos mais tradicionais de ensino podem não ser efetivos com os nativos digitais, já que eles precisam de estímulos mais dinâmicos para manter a concentração — estratégias como a gamificação fazem com que o aprendizado seja mais interessante e divertido, promovendo um engajamento intrínseco dos pequenos em relação ao conteúdo. 

Facilitam o acesso à aprendizagem

Esse é um dos grandes benefícios das tecnologias educacionais: elas ajudam a promover a democratização do conhecimento e o acesso à aprendizagem. Assim, cooperam com uma educação mais inclusiva, na medida em que dão mais autonomia aos estudantes portadores de deficiências ou com dificuldades de aprendizagem, por exemplo.

Afinal, o dinamismo da tecnologia e a diversidade de mídias disponíveis para serem trabalhadas possibilitam a flexibilidade pedagógica. Apresentar uma informação de diferentes formas, como jogos educativos, vídeos e materiais interativos pode fazer toda a diferença para um aluno que está com dificuldade para reter o conteúdo.

Ainda, a adoção massiva da educação online durante a pandemia de Covid-19 é um grande exemplo de como a tecnologia está a favor da acessibilidade na educação. As ferramentas de ensino remoto foram decisivas para eliminar as distâncias físicas entre alunos, professores e gestores e, assim, conduzir os currículos escolares da melhor forma em meio às medidas restritivas motivadas pela pandemia.

Ampliam as possibilidades de conhecimento

Como dito, a tecnologia elimina distâncias: por meio da internet, temos acesso às mais diversas informações, conteúdos e materiais de todos os lugares e a apenas alguns cliques. Assim, podemos dizer que as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades de conhecimento, criando pontes entre a escola e o mundo.

Isso é fundamental para aproximar os conteúdos estudados da realidade dos alunos e, assim, favorecer a percepção de problemas reais. As tecnologias digitais dão a possibilidade de ir muito além do material didático, acessando informações atualizadas em tempo real, consultando referências complementares e incentivando discussões relevantes para a vida social de forma mais diversificada.

Proporcionam a fluência digital

Seja por ter mais protagonismo na construção de conhecimento devido à facilidade de busca e acesso por informações, seja pelo próprio manuseio dos recursos digitais para isso, o uso de tecnologias educacionais favorece a fluência digital dos estudantes. 

Assim, os pequenos aprendem desde cedo a consumir e produzir conteúdos, além de manusear equipamentos digitais de forma crítica, reflexiva, segura e responsável. Essa é uma característica muito importante no século 21, e não é à toa que aparece até mesmo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma das competências gerais a serem desenvolvidas na educação básica. 

Aperfeiçoam a personalização do ensino

Por fim, um dos maiores benefícios das tecnologias educacionais é que elas, assim como quaisquer recursos digitais, produzem muitos dados. As análises dessas informações são preciosas para avaliações diagnósticas e de desempenho, de modo que as tecnologias inseridas no ambiente escolar são essenciais para otimizar a personalização do ensino.

Uma das grandes consequências disso é a melhoria nos níveis de aprendizagem: a escola consegue verificar com bastante precisão o desempenho de cada turma e aluno individualmente. Quando há um entendimento de pontos fortes e fracos, dificuldades e facilidades, os professores e gestores podem alinhar cada vez mais os processos educacionais para conseguir os melhores resultados. 

Exemplos de tecnologias bem-vindas na escola

As tecnologias educacionais estão presentes na escola de diversas maneiras. Algumas delas são:

  • o uso de softwares, como plataformas virtuais de aprendizagem, aplicativos, livros e jogos digitais;
  • o emprego de gadgets (dispositivos), incluindo lousas digitais, tablets e notebooks;
  • as soluções educacionais como realidade aumentada e gamificação, que favorecem as metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida e o ensino híbrido.

Um exemplo de tecnologia educacional bem-vinda na escola é a plataforma de aprendizado Matific. Ela tem como principal objetivo proporcionar a compreensão conceitual profunda da Matemática — e tudo por meio de jogos e atividades muito divertidas para os pequenos! Para tanto, é baseada nos seguintes princípios pedagógicos:

  • compreensão conceitual — isto é, o conhecimento para além de procedimentos e fórmulas;
  • pensamento crítico — partindo da resolução de problemas e cultivando a curiosidade natural das crianças;
  • contexto significativo — pois são utilizados sempre elementos familiares à realidade dos alunos;
  • aprendizagem personalizada — por meio de experiências adaptadas ao percurso de cada criança;
  • participação intrínseca — o que se dá sobretudo pelo uso de elementos lúdicos e pela dinâmica gamificada, ajudando a nutrir o amor pela Matemática.

Diante desta leitura, você viu que as tecnologias educacionais são grandes aliadas da aprendizagem dos pequenos. Isso se dá por vários motivos: desde o maior engajamento dos alunos até o apoio ao trabalho dos educadores. Sem contar que essa é uma tendência definitiva, portanto, vale a pena investir nela desde já. 

Então, entre em contato conosco e conheça melhor os diferenciais da Matific para a aprendizagem de Matemática!