None

Por que implantar a aprendizagem personalizada pode fazer toda a diferença na escola?

Se você deseja alcançar o pleno desenvolvimento dos alunos de sua escola, é importante entender quais são as necessidades individuais dos estudantes e, com isso, ajudá-los a superar os desafios. No intuito de compreender o que cada um precisa, adotar a aprendizagem personalizada pode ser um excelente caminho. Por meio desse conceito, você potencializa o desempenho de todos na escola, aumenta o interesse e o engajamento por parte dos alunos, além de conseguir identificar quais são as dificuldades de aprendizado.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa metodologia para sua escola? Então, continue a leitura, que preparamos um conteúdo especial para você!

O que é aprendizagem personalizada?

Se você procura uma abordagem que possa ajudar no desenvolvimento dos alunos de forma individualizada, essa pode ser uma boa alternativa. A aprendizagem personalizada usa conteúdos que considera o que os estudantes precisam e como gerar mais interesse pelas aulas. Assim, ao adotar essa metodologia, você entende que os alunos aprendem de modo diferente e consegue adaptar as aulas, de modo a otimizar a absorção do conhecimento de forma efetiva.

Com isso, você consegue estimular que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizado, respeitando o tempo que ele precisa para aprender e superar as possíveis dificuldades que aparecem. Vale a pena também contar com a tecnologia para maximizar ainda mais o desenvolvimento. Por exemplo, nos dias atuais, existem diversos jogos que podem ser aplicados para ajudar os jovens a aumentar o interesse nas aulas e conseguir crescer em seu tempo, de forma efetiva.

Quais são os benefícios da aprendizagem personalizada?

Agora que você já sabe o que é a aprendizagem personalizada, que tal conhecer um pouco sobre as vantagens que ela proporciona? De modo a auxiliar você nessa tarefa, listamos alguns dos benefícios dessa abordagem educacional.

Veja mais abaixo!

Aumenta o interesse dos alunos

Você tem dificuldades em manter a atenção dos alunos de sua escola nos conteúdos importantes para que se desenvolvam? Saiba que, com a aprendizagem personalizada, esse problema pode ser reduzido. Isso acontece porque você foca nas individualidades do aluno e consegue oferecer conteúdos que motivam.

Além disso, por meio dessa abordagem, é possível usar ferramentas e metodologias que aumentem o interesse dos estudantes nas aulas. Por exemplo, se o aluno tem dificuldades em matemática, você pode usar do ambiente lúdico dos jogos para incentivar o aprendizado.

Assim, é possível desenhar um jogo no qual o aluno precise passar de fase para ganhá-lo. Nesse sentido, você pode usar aumento de níveis de dificuldade, para que o mesmo avance em seu processo de aprendizado e consiga se desenvolver ao longo do tempo.

Potencializa habilidades e competências

Por meio de um processo de ensino personalizado, cada criança recebe um acompanhamento especial e focado em suas habilidades e necessidades. Durante a primeira infância, é possível identificar algumas aptidões em cada aluno, o que favorece a sua orientação vocacional e o desenvolvimento de tais habilidades. Outro ponto importante é ser possível ampliar os horizontes dos estudantes e garantir que eles sejam assistidos em qualquer fase do seu desenvolvimento.

Imagine, por exemplo, que um dos alunos apresenta um grande desempenho em matemática. Em uma turma regular, esse aluno teria de ser mantido em um conteúdo de dificuldade média, com o restante da classe. Já em uma abordagem personalizada, o ensino consegue acompanhar o desenvolvimento do aluno e apresentar novos desafios em sua jornada acadêmica.

Auxilia na identificação de dificuldades

As dificuldades dos alunos são individuais e ocorrem em pontos diferentes da matéria. Isso significa que um conteúdo uniforme não é suficiente para ajudar crianças em várias situações do processo de aprendizado. Por isso, personalizar as ferramentas de ensino é uma das melhores maneiras de criar esse acompanhamento individual. Assim, pais e professores conseguem identificar quais os temas de maior dificuldade e, por meio dessa orientação, desenvolvem aulas e conteúdos direcionados a tais dúvidas.

Ajuda na retenção de alunos

Se sua escola enfrenta dificuldades para reter os alunos e mantê-los engajados no processo de desenvolvimento, a aprendizagem personalizada é uma boa opção. Por meio dela, os estudantes recebem mais atenção e conseguem superar os desafios. Com isso, o aprendizado fica mais fácil e você consegue melhores resultados em sua escola. Além disso, com a maior retenção, há possibilidades de implementar melhorias para deixar o aprendizado ainda melhor.

Flexibilidade nos programas de ensino

Os programas de ensino precisam ter como principal meta oferecer uma formação de qualidade e capaz de transferir conhecimento a seus alunos. Por isso, a aprendizagem personalizada é fundamental na hora de orientar os professores sobre as necessidades dos alunos. 

Ao contar com ferramentas de acompanhamento individual de seus alunos, os professores podem rever seu plano de ensino e focar nos pontos em que cada um apresentou dificuldade. Com a ajuda da tecnologia, isso se torna ainda mais fácil e organizado para incorporar ao planejamento e criar aulas mais atrativas

Como a Matific pode ajudar?

Com a Matific, você conta com uma plataforma completa de jogos para a aprendizagem de matemática, desenvolvida por especialistas no processo educacional das crianças. Por meio dessa ferramenta, é possível desenvolver estratégias de aprendizagem personalizada e acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.

A plataforma funciona por meio de jogos e atividades divertidas, que as crianças fazem como tarefa de casa. Após concluídas, os professores conseguem monitorar o desempenho de cada um, medir o crescimento dos alunos e verificar o tempo que levaram em cada tarefa. Por meio de um relatório completo, os professores conseguem melhorar o seu planejamento de aulas e atacar diretamente os pontos da matéria que os alunos apresentam dificuldade na plataforma.

Viu só como usar a aprendizagem personalizada pode ser uma boa alternativa para sua escola? Além disso, contar com tecnologias educacionais é uma boa forma para facilitar o desenvolvimento dos alunos e prepará-los para um futuro brilhante em suas profissões. Portanto, vale a pena investir em soluções que agreguem valor ao processo de ensino da sua escola.

Gostou deste artigo e quer entender mais como gerar motivação nos alunos? Então, confira o artigo "Por que grande parte dos alunos não gostam de matemática?".