None

Você sabe quais são os principais objetivos do Ensino Fundamental? Explicamos aqui!

Cada etapa da educação básica tem a sua importância para o desenvolvimento dos jovens. Assim, o Ensino Fundamental é essencial para que as crianças construam as bases para o conhecimento, aprimorem a cidadania e fortaleçam os vínculos sociais.

Dessa forma, as práticas educacionais devem integrar diferentes aspectos do desenvolvimento dos jovens, considerando as suas características individuais e o que é comum à sua idade.

Para garantir a qualidade do ensino, é importante saber o que se espera em cada etapa da formação. Neste post, você entenderá melhor o que compreende o Ensino Fundamental, quais são os seus desafios e como a escola pode superar cada um. Boa leitura!

O que compreende o Ensino Fundamental?

Primeiramente, é importante compreender em que consiste o Ensino Fundamental e o que é definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Confira nas próximas linhas.

O que é Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental é uma etapa da educação básica que dura nove anos. Entendemos por etapas da educação básica os diferentes momentos do ensino: Infantil, Fundamental e Médio. Ele é dividido da seguinte maneira:

  • Ensino Fundamental (anos iniciais) — também conhecido como Fundamental I, compreende do 1º ao 5º ano e tem apenas um educador para todas as matérias;
  • Ensino Fundamental (anos finais) — antigamente, era chamado de Fundamental II e vai do 6º ao 9º ano, contando com um professor para cada matéria.

O que a LDB diz sobre essa etapa da educação?

A LDB é a lei que determina as diretrizes e bases da educação brasileira pública e privada, amparada na constituição. Segundo o documento, o objetivo do Ensino Fundamental é a formação do cidadão. Isso é baseado em alguns princípios que norteiam a prática pedagógica. São eles:

  • domínio de leitura, escrita e cálculo;
  • compreensão dos aspectos sociais, naturais, políticos, tecnológicos, artísticos e morais;
  • formação de valores e aquisição de habilidades que permitam a aprendizagem;
  • fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, baseados no respeito, na solidariedade e na tolerância.

Cada instituição tem a liberdade de dividir a etapa em ciclos e determinar os conteúdos a serem ensinados. Porém, é imprescindível que sejam respeitadas as diretrizes curriculares e a carga horária mínima de 800 horas anuais, divididas em 200 dias letivos.

Quais são as diretrizes para o Ensino Fundamental?

Para que se atenda ao objetivo dessa etapa da educação, as instituições precisam se basear em algumas diretrizes, que também estão presentes na LDB e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Assim, as escolas devem:

  • difundir valores que respeitem a democracia, o bem comum, o interesse social, bem como os direitos e deveres dos cidadãos;
  • considerar as condições de escolaridade do público recebido;
  • orientar para o trabalho;
  • promover a prática esportiva.

Quais são os maiores desafios do Ensino Fundamental?

Como é um período importante para a formação, ele também tem os seus desafios. Nesse sentido, conhecer quais são as principais dificuldades é um passo necessário para pensar em alternativas de melhorias. Veja as mais significativas!

Excesso de alunos

Durante a iniciação da vida escolar, é necessário que se tenha um contato mais próximo com o professor. No entanto, é comum que as turmas contem com um grande número de estudantes, o que é desafiador para os educadores. Dessa maneira, o atendimento mais individualizado fica comprometido e não se pode acompanhar o desenvolvimento das crianças no seu tempo.

Falta de apoio pedagógico

O apoio pedagógico aos professores é primordial para realizarem a sua função, que é bastante complexa. É importante que eles tenham auxílio nos planejamentos, na organização dos projetos e na implantação dos métodos de ensino. Além disso, é essencial que estudantes com necessidades especiais tenham acompanhamento especializado. Apesar disso, na maioria das vezes, os professores acumulam sozinhos todas essas tarefas.

Métodos ultrapassados

Tanto as ferramentas pedagógicas quanto a estrutura escolar precisam ser atualizadas para que não haja uma defasagem. Entretanto, é comum que educadores não tenham equipamentos adequados para implementarem seus projetos e que os currículos estejam ultrapassados. Com isso, fica mais difícil promover uma educação atraente e interativa.

Participação da família

Outro aspecto fundamental para que a educação tenha sucesso, especialmente nos anos iniciais, é a participação da família nas atividades escolares. As crianças necessitam do apoio e do incentivo dos pais, assim como a escola precisa da parceria com a família para que os alunos fiquem mais engajados. No entanto, essa ainda é uma dificuldade enfrentada pelos educadores.

Como lidar com esses impasses?

Muitos dos desafios do Ensino Fundamental destacados são históricos na educação brasileira, o que torna ainda mais difícil encontrar saídas. Por outro lado, existem alternativas que podem atenuar as dificuldades e tornar a escola mais acolhedora e estimulante, o que impacta positivamente a aprendizagem. Conheça alguns recursos.

Apostar em metodologias inovadoras

As metodologias inovadoras podem ser alternativas para melhorar o envolvimento dos estudantes e lidar com as turmas volumosas. Algumas estratégias, como a sala de aula invertida e a metodologia STEM, são muito boas para aprofundar os conhecimentos, incentivar a colaboração e lidar com a dificuldade de turmas cheias.

Investir na formação de professores

Contar com uma equipe preparada é essencial para que a escola obtenha bons resultados. Para isso, um caminho é investir em cursos, palestras e formações complementares para os educadores. Da mesma forma, é possível firmar parcerias e incentivar a participação em cursos gratuitos, o que estimula o aprimoramento constante e minimiza os custos para a gestão.

Adotar práticas que envolvam a família

A escola precisa ser acolhedora para as famílias dos estudantes. Por esse motivo, além das reuniões pontuais, que são essenciais, é importante promover exposições de trabalhos, eventos para os responsáveis, debates e palestras. Similarmente, manter a abertura ao diálogo é sempre um bom caminho.

Portanto, o Ensino Fundamental é uma etapa essencial da formação, em que as crianças desenvolvem as habilidades para a aprendizagem, além de construírem sua base social e cidadã. É dever da escola zelar pela formação de qualidade e buscar, sempre que possível, inovar em seu ensino para aprimorar a aprendizagem.

Quer ler mais conteúdos como esse? Siga a gente no LinkedIn,  Facebook e Instagram para nos acompanhar pelas redes sociais.