None

Aluno protagonista: o que você precisa saber sobre essa metodologia!

Na estrutura tradicional de ensino os professores detêm todo o conhecimento e autoridade em sala, enquanto os estudantes ocupam um papel secundário no seu processo educacional. A ideia de um aluno protagonista surge para oferecer uma perspectiva alternativa a esse modelo, oferecendo mais autonomia e liberdade à turma.

Além de melhorar o engajamento dos estudantes, essa opção contribui para que os jovens alcancem maior controle sobre a sua rotina de estudos e aprendam a lidar com a responsabilidade que tal liberdade impõe. Se você quer entender como formar alunos protagonistas, continue a leitura e confira nosso post!

O que é um aluno protagonista?

Para que a escola consiga se relacionar bem com os seus alunos durante o desenvolvimento da transformação digital, é necessário implementar uma visão diferente sobre o papel do estudante em seu processo de ensino. Antes, sua responsabilidade era apenas a de estar presente em sala e ouvir a mensagem que os professores repassavam, agora, a ideia foi deixada de lado para dar espaço a uma nova forma de educar. 

Isso significa que o aluno se torna protagonista da sua jornada acadêmica e participa ativamente da pesquisa e debate ao invés de apenas ouvir o que os professores tinham a dizer. 

Na prática, esse processo exige que o estudante seja um aliado na construção de seu conhecimento e encontre a melhor forma de aprender. Para ajudar os alunos nessa etapa de autoconhecimento, as escolas podem contar com o suporte da tecnologia, que já está inserida no dia a dia das crianças e dos jovens.

Quais as vantagens dessa metodologia?

Ao adotar a metodologia do aluno protagonista você estará amparando no desenvolvimento por completo dos estudantes na sua escola. Além disso, existem vários benefícios que esse método de ensino pode gerar em uma instituição de educação. Prossiga a leitura e confira quais são eles!

Desenvolve a autonomia

Ao usar essa estratégia na escola, você permite que seus alunos tenham maior participação em seu próprio processo de aprendizado. Por exemplo, imagine que você definiu uma atividade onde é necessário desenvolver debates entre a turma. Assim, os educandos precisam tomar decisões para definir o que será abordado e expandir suas habilidades.

Com isso, desenvolvem a autonomia para antecipar e resolver potenciais problemas, entendem como é possível argumentar junto a colegas que tenham discordância e ainda fortalecem o pensamento crítico. Dessa forma, o crescimento acontece por completo e você ajuda na preparação dos alunos para um futuro brilhante.

Estimula a criatividade

Ser criativo e encontrar soluções para as dificuldades que aparecem é um ponto importante para o avanço dos alunos. E com a implementação da metodologia do aluno protagonista essa aptidão também é estimulada em conjunto com a habilidade de pensar rápido.

Imagine que o estudante está em uma dinâmica elaborada com o objetivo de ajudá-lo a melhorar a tomada de decisão. Assim, como ele exerce o papel central em seu processo de aprendizado, vai precisar desenvolver a capacidade criativa.

Melhora a tomada de decisões

Com as atividades desenhadas para que o aluno assuma o papel de destaque no aprendizado, é comum que ele enfrente situações na sala de aula em que seja encorajado a tomar decisões.

Imagine um aluno que tem o papel de protagonista na solução de questões e outro que está inserido na metodologia de ensino tradicional. Com o contato maior com a necessidade de decidir, o primeiro possivelmente vai encontrar melhores caminhos e ter escolhas ótimas em relação ao segundo.

Aprende sobre o trabalho em equipe

Saber como trabalhar em equipe é uma habilidade cada vez mais importante no mercado de trabalho, e ajudar os alunos a desenvolvê-la é relevante para alcançar o pleno desenvolvimento dos educandos. 

Portanto, ao inserir essa metodologia em sua escola você estará proporcionando aos professores mais uma forma de ajudar a melhorar a performance de todos. Uma boa alternativa é utilizar os jogos online com o objetivo de incentivar os alunos a cooperarem no intuito de passar as fases estabelecidas.

Otimiza o processo de aprendizado

Como já apresentamos durante o texto, um aluno que assume o papel de protagonista em seu processo de aprendizado tende a desenvolver habilidades importantes para o seu futuro. 

Além dos conteúdos que já são absorvidos no ensino tradicional, o estudante inserido nessa metodologia é incentivado a aprender a tomar decisões, a pensar de forma criativa e a desenvolver um pensamento crítico, alcançando o desenvolvimento pleno de sua capacidade.

Quais escolas já implementaram essa ideia?

A implementação de ações que possibilitem o desenvolvimento do aluno como protagonista pode ser desafiadora para a maioria das instituições. Esse processo envolve uma grande mudança na mentalidade de boa parte dos professores, principalmente para quem já trabalha há muitos anos no formato tradicional.

Por isso, é importante reunir toda a equipe pedagógica e apresentar todas as transformações que essa metodologia oferece, além de demonstrar alguns casos de sucesso de escolas que adotaram tal estratégia.

Um bom exemplo de implementação do aluno protagonista ocorre na Maple Bear. Essa escola utiliza esse método para implementar um formato de educação bilíngue de sucesso. Nela, os estudantes aprendem inglês fora da estrutura tradicional e desenvolvem a autonomia no estudo de um novo idioma. Tal estratégia resulta em alunos mais criativos, motivados e interessados em cada etapa do processo de aprendizado.

Como os jogos educativos podem ajudar?

Uma boa alternativa para implementar a autonomia do aluno durante as aulas é utilizar os jogos educativos. Com essa ferramenta, você facilita o trabalho dos professores como intermediadores e fornece diversão para os alunos aprenderem de forma dinâmica e assumindo o papel principal.

Além disso, ao utilizar a gamificação nas atividades é possível simular situações da vida real enquanto ampara o estudante na fixação do conhecimento necessário para o seu desenvolvimento. Outro ganho é a motivação que os educandos podem demonstrar nas atividades, dado o aspecto lúdico e o atrativo de passar as fases do game.

Portanto, se você está pensando em utilizar a metodologia do aluno protagonista em sua escola, uma boa solução para otimizar esse método é fazendo uma combinação entre ele e os jogos educativos. Dessa forma, você usufrui de todos os benefícios de duas metodologias distintas, ou seja, do protagonismo do aluno e da gamificação.

Viu como esse protagonismo pode ajudar no desenvolvimento dos alunos? Então, compartilhe o artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas com este conteúdo!