None

Aprendendo matemática com jogos: confira os benefícios

A gamificação é uma das grandes tendências da educação. Por meio da lógica dos games — como desafios, conquista de prêmios, rankings e abordagem contextualizada de conceitos e fórmulas —, os pequenos estudam enquanto se divertem. Crianças que estão aprendendo matemática com jogos conseguem absorver o conteúdo de forma leve, interativa e lúdica.

Por isso, esse é um recurso pedagógico muito valioso para complementar o trabalho em sala de aula. Abaixo, confira com os principais benefícios dos jogos para o aprendizado da Matemática!

O estudo dos números é mais prazeroso

Como dito, uma das principais características da gamificação é trazer a lógica dos jogos para o contexto educacional, o que significa misturar o lazer aos estudos. Os games despertam o interesse dos pequenos e permitem que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais prazeroso.

Com o maior engajamento dos alunos, a compreensão da Matemática se torna mais significativa. Afinal, muito mais do que decorar fórmulas e conceitos, os pequenos são instigados a utilizar o conhecimento matemático para resolver desafios contextualizados e repletos de elementos lúdicos.

Há a participação intrínseca dos pequenos

Quando o aprendizado é divertido, há a participação intrínseca dos alunos, que ficam autenticamente envolvidos com a Matemática. Eles conseguem observar como os conceitos e fórmulas podem ser aplicados em situações concretas e constroem uma relação positiva com os números. 

Desenvolver o interesse pela Matemática como algo divertido — e não como uma matéria de difícil compreensão — ajuda a formar desde cedo bases que serão fundamentais para uma vida inteira com os números, tanto na escola quanto fora dela.

Há o desenvolvimento de múltiplas habilidades

Crianças que estão aprendendo Matemática com jogos precisam não apenas mobilizar saberes específicos, mas colocar em ação múltiplas habilidades. Os jogos favorecem, por exemplo, a metacognição. Isto é, a capacidade dos pequenos de autorregular o conhecimento em situações desafiadoras.

Os games também ajudam as crianças a aprender a respeitar regras, a elaborar diferentes hipóteses para resolução de problemas e a desenvolver o raciocínio lógico. Trata-se de um recurso que vai além do básico e entende que o conhecimento intelectual se relaciona com outras dimensões do desenvolvimento infantil, desde a cognitiva à socioemocional. 

Os dados coletados favorecem o trabalho pedagógico

Além dos benefícios para o estudante, os jogos para o aprendizado da Matemática favorecem bastante o trabalho pedagógico. Afinal, com tecnologias como a inteligência artificial, todas as interações dos pequenos com plataformas educacionais geram dados valiosos para a personalização da educação.

Na Matific, por exemplo, os professores contam com relatórios completos das interações dos alunos com as atividades. A plataforma destaca os pontos fortes de cada estudante, bem como as áreas que precisam ser mais desenvolvidas. Assim, é possível refinar o trabalho em sala de aula para melhorar cada vez mais os resultados de aprendizagem.

Como você viu, as crianças que estão aprendendo Matemática com jogos estudam enquanto se divertem. Isso proporciona a consolidação de uma relação positiva com essa matéria tão importante no percurso académico e na vida, de modo geral. 

Então, fale com a gente para conferir de perto os benefícios da Matific no ensino da Matemática!