None

Saiba como ensinar matemática por meio da literatura

Você sabia que é possível unir matemática e literatura? É comum que os educadores não explorem essa relação, mas utilizar os recursos da literatura para lecionar temas em matemática pode ser muito benéfico.

A aprendizagem das ciências exatas na escola é tradicionalmente considerada mais desafiadora. No entanto, esses conhecimentos podem ser desenvolvidos de maneira lúdica e envolvente, enriquecendo o processo de aquisição das competências fundamentais para o mercado de trabalho.

Gostou do tema? Neste artigo, você conhecerá mais sobre as possibilidades de ensinar a matemática por meio da literatura. Acompanhe!

Como a literatura pode contribuir para o ensino da matemática?

Você tem interesse em saber mais sobre como a literatura pode contribuir com o ensino da matemática? Continue a leitura e descubra!

Contextualização dos temas

Os conhecimentos da matemática não são puramente baseados em cálculos. Todas as técnicas e teorias foram desenvolvidas para solucionar problemas relevantes para a humanidade e esses saberes podem ser mobilizados para as aulas. Essa é uma forma de trazer mais significado para os aspectos numéricos abordados.

Para se pensar a respeito das vantagens de utilizar a literatura como recurso para ensinar a matemática, é válido observar a importância de trazer um contexto para o ensino.

Isso porque uma das dificuldades na compreensão dos cálculos é o seu caráter abstrato. Ao disponibilizar uma referência mais palpável aos alunos, é possível oferecer mais elementos para o seu entendimento.

Maior diversão na aprendizagem

Além desse aspecto histórico que pode ser utilizado para contextualizar o ensino da matemática na educação básica, também é possível se valer dos elementos literários. A partir das histórias, charges e quadrinhos, a aprendizagem se torna mais interessante e divertida.

Os educadores podem encontrar histórias paradidáticas, ou seja, que contam com propósitos didáticos embora não estejam contidos nos materiais curriculares. Também existe a possibilidade de desenvolver os próprios conteúdos.

Incentivo ao desenvolvimento de habilidades

É pertinente observar que as dificuldades em matemática podem surgir de uma defasagem nas habilidades de leitura e interpretação de enunciados. Nesse contexto, as atividades que unem as duas áreas são duplamente benéficas aos alunos.

A literatura também incentiva outras habilidades fundamentais para a aprendizagem da matemática, como a resolução de problemas e a curiosidade sobre os conceitos.

Como ensinar matemática por meio da literatura?

Agora que você já sabe mais sobre o potencial da literatura para contribuir com o ensino da matemática, o passo seguinte é ver como colocar essa proposta em prática. Confira!

Busque histórias que tratem do cotidiano

Nos primeiros contatos com o pensamento matemático, é importante buscar aproximar os cálculos das atividades cotidianas. Na educação infantil, por exemplo, as crianças podem aprender sobre as listas e perceber como elas fazem parte da rotina.

Os livros paradidáticos também ajudam as crianças a estabelecerem uma relação entre as grandezas e suas representações numéricas. Assim, as historinhas são importantes aliadas do professor.

Peça para os alunos desenvolverem suas próprias narrativas

No ensino fundamental já se torna possível incentivar os alunos a desenvolverem as suas próprias narrativas. Essa é uma forma de manter a perspectiva lúdica, mas já convidando os estudantes a terem uma postura mais proativa em sua aprendizagem.

Nessa etapa do ensino básico, os alunos já acumularam alguns conhecimentos sobre o universo da matemática, que podem ser conciliados com a sua habilidade inventiva. Tudo isso pode ser feito de maneira articulada aos conceitos.

Uma ideia é utilizar alguma narrativa para incentivar os estudantes a estabelecerem essa associação e sugerir a criação da própria história como exercício prático.

Realize atividades interdisciplinares

Quando os alunos contam com educadores diferentes para a área da matemática e do português — como é o caso do fundamental 2 em diante —, um bom caminho é realizar projetos e atividades interdisciplinares.

Os professores podem trabalhar as mesmas obras com abordagens diferentes ou conciliar as atividades. Essa é uma forma de incentivar a aprendizagem das duas áreas, além de reforçar a conexão entre os saberes, que é muito benéfica para os estudantes.

Quais são os livros que ajudam a ensinar matemática pela literatura?

Como foi possível aprender, matemática e literatura têm relações muito próximas. Essa conexão é vantajosa para os alunos, sendo capaz de tornar a aprendizagem mais envolvente e integral. Nesse sentido, também é interessante conhecer os livros que auxiliam a colocar essa ideia em prática. Veja a seguir!

Poemas Problemas — Renata Bueno

Para o 1º e 2º ano, o livro "Poemas Problemas", de Renata Bueno, é um auxiliar interessante. Ele apresenta poemas rimados, com ilustrações atraentes e uma linguagem bastante acessível. O conteúdo aborda as quatro operações fundamentais, as figuras geométricas, a sequência etc.

Os Problemas da Família Gorgonzola — Eva Furnari

O livro "Os Problemas da Família Gorgonzola", de Eva Furnari, conta as aventuras de uma família muito diferente — e esquisita. A obra apresenta ilustrações envolventes e problemas divertidos, repletos de desafios para os estudantes.

Trata-se de um conteúdo indicado para 3º e 4º ano, abrangendo as quatro operações fundamentais, o sistema monetário, as comparações etc. Durante essa jornada, os alunos precisarão de concentração e de interpretação de texto para a resolução de problemas.

Matemática Até na Sopa — Juan Sabia

O livro "Matemática Até na Sopa", de Juan Sabia, já indica em seu nome que aborda bastante os conteúdos dessa matéria. Ele é recomendado para o 1º e 2º ano. Na obra, as crianças têm a oportunidade de se aventurar com Marcos e seu avô, percebendo como a matemática está presente no dia a dia.

Essa é uma forma de entender que os conhecimentos dessa área são interessantes e servem para muitas coisas, não apenas para passar de ano na escola. Tudo isso é apresentado em uma leitura fluida, envolvente e divertida.

Portanto, matemática e literatura podem ser boas aliadas do desenvolvimento integral dos estudantes. Isso porque elas incentivam a leitura e os conhecimentos das ciências exatas. Como vimos, existem muitas formas de unir esses saberes, que beneficiam professores e alunos, tornando a aprendizagem mais interessante.

E aí, gostou do artigo? Se quiser acompanhar mais dicas e informações sobre o ensino da matemática, assine a nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos!