None

Como aumentar o engajamento escolar? Confira 3 dicas que irão te ajudar!

Você tem notado que os alunos da sua instituição de ensino têm perdido o interesse pelas aulas? Calma! Esse problema pode ser resolvido ao colocar em prática estratégias que o ajudem a garantir um melhor engajamento escolar. Dessa forma, é possível que a classe tenha mais vontade em realizar as atividades passadas pelo professor. O que facilita o processo de aprendizagem e ajuda esses estudantes a conseguirem assimilar melhor os assuntos expostos em sala de aula.

Quer descobrir como engajar os alunos nas aulas? Então, não deixe de conferir as três dicas que listamos para você nos tópicos a seguir. Boa leitura! 

Aposte na gamificação

A gamificação é caracterizada como estratégia que utiliza os jogos nas atividades do dia a dia e pode trazer diversos benefícios para os estudantes. Quando levamos esse conceito para área de educação, conseguimos utilizar elementos tradicionais dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja de forma online, presencial ou híbrida.

A partir da utilização desses da gamificação na educação, fica mais fácil garantir alguns benefícios para os estudantes. Entre eles:

  • criação de uma estrutura social colaborativa: um aluno ajuda o outro, de forma que cria um maior laço entre os participantes; 
  • desenvolvimento da automotivação: consegue-se desenvolver o otimismo e a autoconfiança, visto que é possível ter mais motivação para cumprir determinada tarefa;
  • promoção de uma produtividade prazerosa: o aluno passa a desenvolver suas competências emocionais e intelectuais, tendo mais prazer em aprender por meio dos jogos. 

Incentive a participação dos pais

Incentivar a participação dos pais no processo de aprendizagem também é fundamental para garantir que os alunos melhorem o engajamento escolar. Isso porque, quando os familiares conseguem participar ativamente das atividades que o professor passa para as crianças realizarem em casa, os pequenos se sentem mais estimulados a estudar. 

Esse elo entre pais e filhos é algo fundamental para aumentar a confiança e o interesse pela aprendizagem. Além disso, se o estudante tiver alguma dúvida sobre as questões das tarefas de casa, ele saberá que poderá contar com o apoio dos pais.

Faça práticas de sala de aula invertida

Essa é uma prática que vem ganhando notoriedade quando falamos em aumentar o engajamento escolar. Isso porque, a sala de aula invertida é diferente do modelo de ensino tradicional, no qual o professor apresenta uma aula expositiva, explicando a matéria no quadro para que depois os alunos façam suas atividades sozinho.

A sala de aula invertida consiste na inversão dessa lógica. Ou seja, primeiro o estudante tem contato com conteúdo previamente à distância, antes da aula, seja por meio de games, pesquisas, textos, fóruns, vídeo aulas, entre outros. Só depois, esse conteúdo introdutório é aprofundado durante a aula com o professor, de forma que o estudante consiga discutir os conhecimentos adquiridos e tirar dúvidas com ajuda dos docentes.

Além de engajar os estudante, essa prática costuma trazer diversos benefícios para a classe, como:

  • desenvolvimento de habilidades;
  •  protagonismo do aluno;
  •  conteúdo prático com debates avançados;
  •  otimização do tempo.

Como você pode perceber, ao longo do artigo, aumentar o engajamento escolar não é uma tarefa difícil, só é preciso saber utilizar as estratégias corretas. Mas, para isso, você não pode esquecer de contar com plataformas de aprendizagem que consigam aliar a tecnologia com a educação. Assim, os estudantes conseguem aprender de forma interativa e descontraída, por meio da realização de jogos e atividades pedagógicas personalizadas e adaptadas para realidade do estudante.

E aí, gostou das dicas que elaboramos aqui? Então, não deixe de compartilhar essas informações em suas redes sociais. Os seus amigos vão adorar!