None

Sala de aula invertida na educação infantil: veja como funciona e como implementar

A sala de aula invertida na educação infantil é uma estratégia atual que acompanha o modelo de ensino e a transformação digital. Ela consiste em uma metodologia ativa de aprendizagem, ou seja, com a maior participação dos alunos.

É uma das grandes apostas para a modernização do ensino, já que apresenta características inovadoras, com potencial de despertar o interesse das crianças e favorecer seu desenvolvimento.

Se quer conhecer os benefícios da sala de aula invertida na educação infantil e como implementá-la, não perca o post. Boa leitura!

Quais são os benefícios da sala de aula invertida na educação infantil?

A seguir, você vai conhecer as vantagens de implementar a sala de aula invertida na educação infantil, principalmente no aprendizado da matemática. Confira!

Potencialização da autonomia

Uma das características mais marcantes da metodologia ativa de aprendizagem é o ensino focado nos estudantes. Logo, eles têm uma autonomia maior em seu processo de desenvolvimento, contribuindo para o desempenho escolar.

Na sala de aula invertida, há o protagonismo dos alunos, pois a discussão ocorre a partir de suas percepções. É por isso que se considera uma inversão do modelo tradicional, que tem como foco o professor. Nesse caso, o estudante também consegue respeitar o seu próprio ritmo de estudos.

Maior absorção dos conhecimentos

Maior absorção dos conhecimentos é obtida com a combinação de diversas atividades, como prática, demonstração, leitura e brincadeiras. Assim, as atividades ativas, como a sala de aula invertida, conseguem tornar o ensino mais motivador em que os alunos observam uma razão para a aplicação dos conhecimentos.

Com isso, é possível reter uma quantidade maior de informações e aumentar o desempenho nos estudos, algo fundamental na disciplina de matemática.

Melhora na aprendizagem

Diversos fatores ajudam para que a aprendizagem seja consolidada na sala de aula invertida. Com estudantes interessados e autônomos, a tendência é que o aprendizado melhore.

Além disso, o contato prévio com textos e brincadeiras possibilita que o momento em turma seja aprofundado. As crianças podem conhecer mais sobre os assuntos no seu próprio tempo, mas ainda contam com o apoio do professor e dos amigos para adquirir novas ideias e tirar dúvidas.

Desperta a curiosidade

Quando uma criança brinca, ela pode observar e experimentar vários fenômenos que ajudam a despertar a sua curiosidade. Experimente fazer brincadeiras com barquinhos ou aviões de papel em uma bacia de água.

A partir das observações da criança, como o barquinho não afunda e o avião plana, é possível traçar um roteiro de estudo sem abrir mão da diversão.

Como implementar a sala de aula invertida?

Agora que já conhece as vantagens da sala de aula invertida, chegou a hora de entender como implementar essa metodologia na escola. Veja:

  • monte um planejamento que inclua cronograma das aulas, principais canais de contato, quais materiais de apoio serão fornecidos em cada aula, ferramentas disponíveis e objetivos;
  • comunique antecipadamente alunos e pais sobre os materiais disponibilizados;
  • crie lembretes para estimular o engajamento dos estudantes;
  • apresente o conteúdo e faça reflexões finais.

Conforme mostramos, a sala de aula invertida na educação infantil é muito importante para auxiliar no aprendizado das crianças e na absorção dos conhecimentos. Por isso, não deixe de implementar essa metodologia em sua escola para potencializar os resultados!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!