None

Os principais desafios dos gestores escolares em tempos de pandemia

A pandemia do Coronavírus trouxe uma realidade desconfortável e nos tirou totalmente da zona de conforto. A área da educação sofreu mudanças fundamentais e enfrentou diversos desafios. Os gestores escolares foram e continuam sendo peças fundamentais para o sucesso de muitas escolas. Saiba mais sobre o tema neste post.

As escolas, os pais e toda a comunidade acadêmica passaram por adaptações forçadas diante do desafio da educação na pandemia. Isso foi um problema para algumas pessoas por não terem acesso ou familiaridade com os meios digitais. Ao mesmo tempo tornou-se uma grande oportunidade de crescimento para as escolas.

Em geral, os gestores escolares foram surpreendidos por um cenário de muita insegurança e ansiedade para fazer o que precisava ser feito e ainda gerar uma ambiente seguro para todos, sem se deixar paralisar. Tinham consciência de como suas ações poderiam influenciar o comportamento e as atitudes dos demais. 

Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor os desafios enfrentados pelos gestores das escolas e a importância do seu papel para toda a comunidade acadêmica. Boa leitura!

Como podemos definir gestão escolar?

Antes de falarmos da gestão escolar, vamos começar pelo significado de “gestão”. De acordo com Elma Julia Gonçalves de Carvalho:

A palavra gestão, expressa à ação de dirigir, de administrar e de gerir a própria vida das pessoas, as habilidades e os próprios acontecimentos que lhes pertencem ou que delas fazem uso.

Assim, como o gestor escolar pode lidar com algo inexplorado e buscar entender seu funcionamento? O segredo é caminhar e fazer diferente. Muitos tentam encarar o presente com ideias do passado e isso nunca vai funcionar. 

Como os gestores podem lidar com o novo cenário?

A mudança de mindset é necessária para conseguir encarar o desconhecido. É importante se permitir buscar formas diferentes de fazer as coisas e lidar com todo o "mundo BANI" à nossa frente, ou seja, frágil, incerto, ansioso e complexo, como detalhado pelo antropólogo e futurista Jamais Cascio

A realidade da pandemia assustou, pois nos mostrou como as inovações e modelos de ensino que pareciam distantes, bateram à nossa porta do dia para noite. De acordo com o naturalista Charles Darwin:

Não são os mais fortes que sobrevivem e nem os mais inteligentes, mas os que se adaptam primeiro às mudanças.

Precisamos nos concentrar no desenvolvimento de habilidades humanas, como autonomia, criatividade, cooperação, empatia e a capacidade de aprender de formas diferentes todos os dias. Essas, são características importantes para nos adaptarmos às mudanças dos novos tempos. 

Qual o papel primordial do gestor escolar?

O gestor tem o papel fundamental de criar um ambiente de cooperação na comunidade acadêmica para alcançar grandes resultados. É papel do gestor promover uma participação democrática, respeitar as opiniões e entender as expectativas das pessoas em relação à escola. 

Ele, ainda, tem a missão de promover o mais importante de tudo: a aprendizagem do aluno de forma significativa, além de ajudá-lo no desenvolvimento de habilidades importantes para a vida. São muitos os desafios, mas valem a pena, pois promovem grandes transformações nas vidas das pessoas. Vamos a alguns pontos significativos atribuídos ao gestor:

  • inspirar toda a comunidade acadêmica a cooperar e deixar o melhor de si em cada trabalho;
  • garantir a ordem de todas as atividades da escola; 
  • criar um relacionamento mais próximo com os pais dos alunos, principalmente em momentos de aulas remotas, nas quais a distância é ainda maior;
  • planejar as metas e prazos para o controle dos processos e garantir os resultados almejados;
  • criar maneiras de utilizar a tecnologia no ensino;
  • qualificar os professores e todos os envolvidos com a escola para estarem adaptados aos novos cenários.

No período anterior à pandemia, o modelo de educação tradicional estava ameaçado e causava uma sensação de desconforto em muitos gestores. As crianças nasceram em um mundo rodeado de tecnologia e com informação a um clique de distância. Como o gestor deveria preparar os professores e os pais para essas mudanças?

Antes mesmo dos gestores responderem a essa pergunta, a quarentena promoveu uma adaptação forçada, sem ao menos dar o tempo necessário para uma preparação antecipada aos fatos. Bom, é como diz o ditado popular.

Mar calmo nunca fez bom marinheiro

Diante disso, os maiores desafios dos gestores, foram e são:

  • garantir metodologias adequadas às aulas a distância e desenvolver a autonomia dos alunos;
  • promover a qualificação dos professores;
  • entender e auxiliar os pais com o desafio de manter a atenção dos filhos em casa;
  • superar as barreiras em relação ao pagamento da escola e às evasões;
  • promover integração dos alunos com uso de máscaras e medidas preventivas com o retorno das aulas;
  • construir um pensamento de sustentabilidade escolar e buscar formas da instituição estar mais forte diante dos próximos desafios.

Qual deve ser a visão das escolas diante do cenário de pandemia?

Foram e serão muitos os desafios nesse mundo BANI. Não tem volta. O Ensino híbrido —união do ensino presencial e do online— que parecia distante, tornou-se uma realidade no planejamento e nas ações das escolas. A ideia não será substituir o modelo presencial pelo ensino totalmente online, mas utilizar as melhores práticas de cada modelo para fortalecer o ensino e promover o maior engajamento do aluno.  

Muitas vezes, criar referências é importante para o nosso sucesso. Assim, entender como outras escolas fazem para se adaptar é uma tarefa essencial para criarmos planos de ações e caminharmos juntos no desenvolvimento. 

Por meio de um estudo em relação à gestão educacional, a vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Maria das Graças Escócio Cerqueira, Antônia Simone Araújo Silva, mostra a importância de ser um bom profissional. 

Para a profissional, o fato de poder contribuir para superar todos os desafios é muito importante e a motiva muito a continuar, apesar das dificuldades. Fazer a gestão de escolas públicas, com verbas escassas, alunos com pouca ou nenhuma condição de adquirir tecnologias, pais sem tempo de acompanhar os filhos, não é uma tarefa fácil. 

Ter a certeza da sua missão como gestora, com todos esses desafios, diferencia a Antônia e muitos outros gestores de profissionais medianos. Precisamos de pessoas dedicadas a cumprir a sua missão como educadores, dispostos a transformar a vida de milhares de jovens e mudar o mundo. 

Como podemos nos adaptar ao futuro?

Sem dúvida não sabemos exatamente o que está por vir, mas devemos ter a mentalidade aberta para aprender todos os dias, a consciência de estarmos em um mundo em constante transformação e entendermos as crises como oportunidades para o nosso crescimento. Assim, teremos sucesso independente do que aconteça.

Educar os jovens e prepará-los para os desafios do futuro, precisa ser a missão principal de todo gestor escolar. Os alunos serão os agentes de transformação do mundo. Como educadores podemos ajudá-los a desenvolver o pensamento crítico e a despertar para o empreendedorismo, ao criar soluções simples e criativas para problemas complexos da nossa sociedade.

Não existe uma fórmula mágica, vivemos em um momento de aprendizagem contínua, mas estarmos juntos é essencial para enfrentarmos toda a incerteza do mundo. Os gestores escolares devem ser corajosos, ter as competências necessárias e a certeza de que é possível ter sucesso para conseguir liderar e passar essa mentalidade para todos.

Gostou das dicas? Venha preparar a sua escola para novas tendências de ensino. Siga o Instagram e o Linkedin da Matific e fique sempre atualizado.