None

Por que a formação continuada de professores é tão importante?

A área de educação é fundamental para a base da nossa sociedade e está em constante evolução. Principalmente agora, na era contemporânea, há uma maior necessidade de atualização do conhecimento profissional para o mercado. Diante disso, um dos processos mais procurados pelas instituições é a formação continuada de professores.

Assim, mesmo depois da graduação, é imprescindível que o profissional da área continue buscando novas tecnologias e informações. Desse modo, ele aprimora seus métodos para se tornar um educador atualizado e ainda mais competente.

Para entender melhor esse assunto, continue com a gente e veja do que se trata essa formação e por que ela é tão importante para as instituições escolares de ensino.

O que é a formação continuada de professores?

A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento que ajuda os profissionais da educação a conquistarem novas ferramentas e conhecimentos. O objetivo é realizar melhor seu trabalho em sala de aula.

Esse conceito de formação começou a entrar em vigor no Brasil por volta do ano de 1996, assim que a lei de Diretrizes e Bases da Educação foi implementada. Com isso, por meio de cursos e outras modalidades de aprendizado, é possível que professores de todos os níveis, da Educação Infantil até o Ensino Superior, busquem por melhoramento técnico-didático.

Qual é o objetivo desse programa de formação?

O objetivo principal da formação de professores continuada é manter o profissional da educação bem informado e atualizado sobre as novas ferramentas pedagógicas e práticas educacionais.

O método de desenvolvimento da aprendizagem se torna constante e transpassa para a rotina em sala de aula. Assim, aperfeiçoamos a relação aluno-educador e garantimos a evolução do processo de aprendizagem.

É válido ressaltar que o impacto da formação continuada de professores não alcança apenas o profissional. Ele também influencia o desempenho de seus alunos e a rotina geral da escola.

Por isso, capacitar os docentes facilita a implementação de mudanças no dia a dia, que englobam tanto a transmissão de informações quanto a resolução de problemas administrativos e educacionais. A adaptação de novas estratégias se torna mais simples e a execução de ferramentas atualizadas é rápida e eficiente.

Podemos dizer que a formação continuada de professores tem como função auxiliar os educadores e a parte administrativa da instituição de ensino a planejarem e aperfeiçoarem a forma como a pedagogia é aplicada. São apresentadas estratégias e ações para superar os obstáculos da gestão da comunidade escolar.

Qual é a importância da formação continuada de professores?

O processo de aprendizagem mudou muito ao longo dos anos. Com as novas tecnologias e a evolução de conceitos, os livros físicos e uma lousa acabaram se tornando recursos limitados para acompanhar a demanda das novas práticas de ensino. Agora, essa metodologia precisa ser repensada para se adequar ao novo perfil de aluno.

É nesse contexto que a formação continuada de professores entra como uma importante ferramenta, tanto para os estudantes quanto para os profissionais docentes. Afinal, seu processo de atualização ajuda a aderir com sucesso às novas tendências de ensino.

No que diz respeito aos professores, eles passam por um processo de capacitação por meio de aulas e cursos para aprender a utilizar novos sistemas de ensino tecnológicos e metodologias de aprendizagem.

Já para os alunos, esse aprimoramento dos docentes garante um ensino de melhor qualidade, com professores mais capacitados. O interesse nas aulas aumenta e há o incentivo para buscarem cada vez mais informações.

Como deve se dar esse processo de formação?

O processo de formação continuada de professores deve ser planejado com antecedência. Isso porque pode interferir diretamente no dia a dia dos alunos. Portanto, alguns pontos exigem atenção, como você verá a seguir.

Acompanhamento da BNCC

A BNCC é responsável por estabelecer os procedimentos essenciais que os alunos precisam desenvolver em cada ciclo da educação básica. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a aprovação da Base Nacional Comum Curricular é essencial para implementar a formação continuada dos professores.

Ela engloba vários pontos decisivos para as melhorias do ensino, das ações de apoio e das ferramentas didáticas. Estar por dentro das suas normas é essencial para direcionar da melhor forma o investimento na formação de professores.

A pesquisa é a principal aliada para o profissional nesse quesito. Por meio de estudos ou buscas individuais, o docente passa a conhecer novas formas de ensino e comunicação para serem utilizadas no dia a dia da escola. As organizações oficiais de ensino disponibilizam e permitem várias dessas ferramentas para serem usadas em aula.

Cursos de atualização

Os cursos de atualização e capacitação são essenciais para o processo. Podemos citar que os mais procurados são os cursos de pós-graduação e os cursos técnicos, mas os professores também podem apostar no investimento em tecnologia e inovação.

Esse saber é vantajoso para o profissional da educação, pois, por meio dele, ele pode planejar aulas mais dinâmicas para os alunos. Isso é viável utilizando ferramentas de ensino mais práticas, interessantes e condizentes com a realidade dos estudantes, o que otimiza tempo e recursos e incentiva o aprendizado.

Muitas plataformas e sistemas foram criados para gestão escolar e desenvolvimento de aulas. Eles podem ser utilizados tanto pela equipe administrativa quanto pelos alunos, suprindo as necessidades de cada um.

Como a formação continuada dos professores beneficia a escola?

A prática de novos métodos de ensino e o aprimoramento da função docente também trazem vantagens para a unidade escolar. Alguns benefícios que podemos citar são:

  • os alunos ficam mais engajados em executar as atividades de aprendizagem;
  • os possíveis obstáculos e falhas do processo de ensino são mais fáceis de serem detectados, garantindo mais rapidez e eficácia nas estratégias de solução de problemas;
  • a transmissão e a didática das aulas passam a ser mais dinâmicas e acessíveis;
  • os professores tendem a estar mais motivados para o trabalho.

Isso tudo também ajuda a conhecer o desenvolvimento do aluno, como cada indivíduo aprende e quais são seus impedimentos. Torna-se mais fácil identificar empecilhos na transmissão de informações e como podem ser superados, garantindo uma metodologia de ensino que chegue a todos os alunos sem dificuldade.

Perceba que a formação continuada de professores também é muito importante para um ensino de qualidade e inclusivo. Nesse último aspecto, porque o docente desenvolve novas habilidades e competências para lidar com a diversidade em sala de aula, além de dominar técnicas para auxiliar cada aluno conforme suas necessidades e dificuldades.

A formação continuada dos professores levanta uma discussão sobre como o processo de ensino-aprendizado vem acontecendo na instituição. Ela abre espaço para repensar os métodos aplicados. A mudança pode ser complicada no começo, mas é essencial para a evolução da escola. A dinâmica das aulas melhora, traz acessibilidade para os alunos e o profissional se sente mais motivado.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba assuntos atualizados e interessantes como esse direto em seu e-mail.