None

Processos educacionais: para que servem e como lidar

Os processos educacionais são essenciais para o bom funcionamento da instituição. Assim, ter um sistema organizado para a sua gestão é a melhor forma de garantir que todos os setores terão um pleno funcionamento e que os estudantes receberão uma educação de qualidade.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a organização escolar não se limita aos aspectos pedagógicos, afinal, é necessário que todos os setores trabalhem de forma alinhada. Como resultado, a rotina melhora e a satisfação da comunidade escolar se eleva.

Neste post, você entenderá o que são, para que servem e como gerir bem os processos educacionais. Continue a leitura para conferir!

O que são os processos educacionais?

Os processos educacionais são aqueles que garantem as atividades organizacionais, tecnológicas e gerenciais em uma instituição. Eles envolvem determinados setores, como alimentação, administração, equipe técnica e apoio pedagógico. Dessa maneira, têm caráter essencial para que tudo flua bem na escola e para que haja equilíbrio entre a saúde financeira e as melhorias no ensino.

Manter esse aspecto em dia é fundamental para elevar os resultados da unidade e evitar diversos problemas. Existem, inclusive, cursos de graduação tecnológica ou de pós-graduação em gestão de processos educacionais que preparam os profissionais para elaborarem projetos e implementarem melhorias nas instituições.

Quais são os desafios da sua gestão?

O gestor educacional precisa ter uma visão sistêmica do seu funcionamento para que as suas decisões sejam acertadas. Isso porque existem muitas ferramentas e recursos que são efetivos, mas não são adequados às particularidades da instituição. Conheça, a seguir, alguns desafios frequentes da gestão dos processos educacionais.

Falta de motivação dos alunos

Um dos grandes problemas que as instituições de ensino básico brasileiras enfrentam é a evasão escolar. Existem muitos fatores que podem levar um estudante a deixar a escola e é importante que os gestores estejam cientes deles para adotarem ações preventivas.

Além da evasão, a falta de motivação dos discentes também pode dificultar a aprendizagem, especialmente quando o modelo de ensino não acompanha as características da geração. É preciso considerar que os alunos da atualidade têm um perfil muito distinto daqueles que frequentavam as escolas antigamente. Portanto, a forma de ensiná-los também precisa ser renovada.

Bullying nas escolas

A escola deve adotar estratégias para evitar o bullying, bem como o cyberbullying, uma novidade que preocupa os educadores. Esses são problemas importantes e que afetam significativamente o bem-estar dos alunos e, por consequência, a rotina da instituição.

Para lidar com o desafio, cada escola precisa avaliar quais são os impasses entre os estudantes e procurar formas de evitá-los. Contar com metodologias de ensino adequadas e profissionais que façam a gestão dos conflitos na instituição, como o orientador educacional, é um dos caminhos promissores.

Despreparo dos professores

O corpo docente tem um papel basilar na escola e é determinante para que as ações sejam bem-sucedidas. Por isso, é necessário que ele tenha um bom preparo e motivação em relação às ações propostas pela equipe gestora. No entanto, nem sempre isso acontece.

A dificuldade fica ainda maior quando se trata da tecnologia no ensino, já que nem sempre existe uma boa receptividade por parte dos professores. Assim, a gestão de processos educacionais deve buscar maneiras de manter o engajamento dos docentes e de oferecer incentivos à formação continuada.

Como melhorar a gestão de processos educacionais?

Apesar dos desafios, existem formas de aprimorar a gestão dos processos na escola e, assim, melhorar a rotina da instituição, bem como os seus resultados. Confira algumas dicas para manter esse setor em dia.

Organização financeira

Primeiramente, ter um fluxo financeiro saudável é importante, pois permite que outros setores da escola funcionem bem. É necessário adotar medidas para prevenir a inadimplência e fazer a gestão das contas. As receitas e as despesas devem ser atualizadas constantemente para que a equipe esteja ciente da real situação da instituição.

Dessa maneira, as decisões da gestão terão como base as possibilidades financeiras e será possível pensar em estratégias de crescimento realistas. Ter um planejamento anual é uma boa maneira de traçar metas e de manter o foco no crescimento.

Inovação tecnológica

A tecnologia faz parte de todos os setores da sociedade e, na escola, isso não deve ser diferente. Adotar ferramentas que melhorem o trabalho e propiciem a aprendizagem é importante para que a instituição se modernize. Para isso, é possível contar com softwares escolares e plataformas pedagógicas.

Além das tecnologias para a gestão, é fundamental inovar no ensino. Ter recursos modernos, baseados em boas metodologias, ajuda a instituição a se destacar e é um critério de muitas famílias para escolher onde matricularão os seus filhos.

Metodologias ágeis

Como mencionamos, as metodologias são essenciais para o bom funcionamento da instituição. Isso porque não adianta ter a melhor infraestrutura escolar se o ensino deixa a desejar. As abordagens adotadas precisam ser adequadas ao público recebido, às características da escola e ao corpo docente.

Para definir o melhor método de ensino-aprendizagem, além dos critérios mencionados, é primordial ter em mente as habilidades e os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Eles são essenciais para a educação do futuro e devem pautar as decisões pedagógicas de todas as escolas do país.

Captação e retenção de alunos

O marketing educacional costuma ser um desafio para as organizações, pois necessita de um profundo conhecimento da escola e também de boas estratégias para alcançar o público certo. No entanto, quando bem realizado, pode trazer ótimos resultados e promover um crescimento expressivo.

Dessa forma, é crucial ter estratégias para captar e manter os alunos na escola. Para isso, algumas alternativas são mostrar o bom desempenho, apresentar a infraestrutura, oferecer descontos e manter bons canais de comunicação.

Em suma, como visto, os processos educacionais são fundamentais para as escolas. Quando estão em dia, toda a rotina é favorecida e os resultados se tornam cada vez melhores. Para colocar as dicas em prática, a recomendação é de que a equipe gestora esteja aberta a inovações e sempre tenha uma mentalidade de crescimento.

Uma ótima ideia para inovar e despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem é apostar em metodologias eficazes. Sendo assim, conheça mais sobre a metodologia STEM e veja como ela pode ajudar a melhorar a experiência escolar.