None

Saiba mais sobre o conceito de Matemática digital!

Ensinar no século XXI é uma atividade mais dinâmica e complexa em relação a outras épocas. Para os professores que sabem aproveitar os benefícios que a tecnologia trouxe, o processo de ensino pode se tornar mais proveitoso para os alunos e mais gratificante para eles. Assim, entender como utilizar a Matemática digital no dia a dia da sua escola é essencial para engajar os estudantes e melhorar o seu desempenho.

O processo de transformação digital é uma realidade vivida em diversos setores e os que se adaptarem antes podem conseguir uma grande vantagem de mercado. Se você também está planejando um upgrade no plano pedagógico da sua unidade, continue a leitura e descubra como a Matemática digital pode contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.

O que é a Matemática digital?

A Matemática digital representa a inclusão de recursos tecnológicos no processo de ensino para crianças e adolescentes. Por meio de aplicativos, softwares e plataformas online, é possível engajar os estudantes em uma nova forma de ensinar uma matéria que é tão estigmatizada, como a Matemática. 

Tal metodologia, além de capturar a atenção dos alunos, apresenta benefícios para a criatividade e para o desenvolvimento da autonomia no próprio processo de aprendizado. Desse modo, os professores podem estimular a experimentação da disciplina nesse formato e debater em sala de aula sobre os principais desafios e acerca das dificuldades enfrentadas nessa experiência. 

Qual é a sua importância?

O ensino da Matemática é essencial para o desenvolvimento das crianças e para a sua preparação para as disciplinas futuras. O mais importante é instigar a curiosidade e o senso crítico dos alunos frente aos problemas matemáticos.

Assim, esse ambiente é capaz de atrair atenção suficiente para manter os estudantes envolvidos com a matéria e com as suas ferramentas para a resolução de problemas. Na prática, isso significa que eles obtêm um conhecimento profundo dos usos e das aplicações do método matemático e conseguem aplicar essas soluções nas outras disciplinas, como Química, Física e Biologia. 

Quais são os impactos da Matemática digital nos alunos?

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para melhorar o desempenho dos estudantes e para proporcionar diferenciação para a sua escola. Além disso, é possível obter vários benefícios por meio dela. Continue a leitura e confira quais são os impactos da Matemática digital nos estudantes da sua unidade!

Novo ambiente de aprendizado

Com o uso dos recursos digitais, você consegue criar um cenário de aprendizagem muito mais atraente para os alunos da sua instituição de ensino. Por exemplo, é possível adaptar as atividades escolares e transformá-las em jogos online, nos quais os indivíduos precisam passar a fase de um game para obter uma recompensa.

Dessa forma, torna-se viável melhorar o desempenho, pois eles ficarão mais concentrados no momento de realizar as tarefas e ainda contarão com todo o aspecto lúdico proporcionado por esse tipo de ambiente. Além desse exemplo, existem outras formas de utilizar a Matemática digital que podem auxiliar na evolução dos discentes.

Desenvolvimento de atividades diferentes

Como dito, a Matemática digital permite que sejam criadas diversas atividades que possibilitam aos alunos a melhora de performance e que auxiliam os professores a planejarem as aulas e motivarem os estudantes em seus processos de desenvolvimento intelectual.

Além dos jogos, é possível utilizar trilhas de aprendizagem personalizadas a fim de auxiliar o aluno a preencher as lacunas de conhecimentos existentes de uma forma divertida, com planilhas interativas que podem ser utilizadas em atividades para serem feitas em casa ou em grupo e muito mais. Ou seja, esse tipo de ferramenta pode proporcionar ao docente de sua escola várias alternativas para ministrar aulas ainda melhores.

Vivência de novas aventuras 

Já pensou em contar com todo o universo lúdico proporcionado pelos jogos online com os quais as crianças se divertem? Por meio da Matemática digital, isso é possível. Com ela, você é capaz de criar atividades que oferecem diversão e aprendizado em simultâneo, cativando e auxiliando em seus processos de crescimento.

Por exemplo, é viável elaborar uma atividade em que os alunos precisam avançar as fases durante uma aventura online para chegar à recompensa final, de modo que cada fase do jogo pode estar associada a um conteúdo matemático que os professores querem ensinar para os estudantes. Além disso, você consegue criar nos discentes sentimentos de amor pela aprendizagem e um aumento de confiança no desenvolvimento intelectual da criança.

Exploração de novas formas de resolver problemas

A Matemática digital pode oferecer para a sua escola novas formas de ensinar os alunos e de auxiliá-los no processo de aquisição de conhecimentos. Além de contar com os meios tradicionais de ensino, você pode usufruir de todos os benefícios que o modelo digital tem o potencial de gerar.

Com ele, os alunos ficam mais motivados, têm a sua performance melhorada, reduzem as lacunas de aprendizado, além de aprenderem de uma forma simples e divertida conteúdos que podem ser difíceis, especialmente no início. Ademais, essa é mais uma ferramenta que pode ajudar os professores da escola a melhorarem as aulas e a atraírem a atenção dessa geração, como dito.

Como a Matific pode contribuir para essa experiência?

A Matific conta com uma ampla experiência na aplicação da Matemática digital. A sua plataforma online dispõe de 2.000 jogos interativos que buscam desenvolver as habilidades de Raciocínio Lógico e a criatividade das crianças.

Esse recurso é fundamental para criar aptidões que são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho e para a resolução de problemas práticos da vida adulta. Além disso, a vivência de um processo de aprendizado no ambiente virtual contribui para que as crianças aprendam a utilizar as novas tecnologias de maneira correta e focada no desenvolvimento das suas capacidades.

Os benefícios proporcionados pela Matific não se restringem apenas aos alunos. Para os professores, o sistema conta com relatórios que identificam as principais dificuldades dos discentes e podem ser usados no planejamento pedagógico, considerando as necessidades reais de cada um. 

Viu como a Matemática digital pode contribuir para melhorar o desempenho da sua escola? Cabe à gestão da unidade o papel de buscar novas alternativas e recursos para desenvolver os estudantes e colaborar para que os professores exerçam a sua vocação da melhor forma. Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a transformar a sua instituição.

Gostou do nosso artigo? Pois entre em contato conosco e descubra como implementar tecnologias para o uso da Matemática digital em sua escola!