None

Como fazer com que os alunos gostem de matemática?

Não é incomum encontrar em uma escola alunos que dizem não gostar de matemática. Porém, sendo uma matéria tão importante e abstrata, é necessário lutar contra a aversão que alguns têm pelo tema e incentivar crianças e adolescentes a aprenderem a gostar do assunto. Afinal, ela serve para o dia a dia e também para várias profissões. 

Neste post, confira por que ela é importante e quais os principais desafios desse ensino na escola. Veja também dicas para incentivar os alunos. Boa leitura! 

Afinal, por que a matemática é importante? 

Em um primeiro momento, podemos pensar na matemática como uma matéria cheia de conceitos abstratos, que muitas vezes não usamos no dia a dia. Porém, ela não se trata apenas disso. Afinal, envolve o desenvolvimento de outras capacidades, como:

  • a resolução de problemas colabora com a formação do pensamento analítico;
  • amplia nossa visão sobre diferentes situações e ensina conceitos importantes, como noção de espaço;
  • auxilia no aprendizado da economia;
  • estimula a criatividade quando pensamos em situações imaginárias para caracterizar um problema;
  • ajuda a desenvolver o raciocínio lógico.

Quais são os desafios de ensinar matemática nas escolas? 

Apesar das vantagens de aprender, fazer alguém gostar de matemática não é fácil. Afinal, dentro das escolas os professores enfrentam muitos desafios em relação a essa disciplina, como: 

  • falta de atenção;
  • desinteresse sobre a matéria;
  • distrações que levam à bagunça e comportamentos desajustados;
  • desânimo e falta de compromisso com o ensino.

Diante disso, é papel tanto do professor quanto da gestão escolar buscar melhorar o ensino da matemática, a fim de eliminar a ideia de que ela é “chata” ou “muito difícil” e mostrar aos alunos novas possibilidades de aprendizado. 

Como fazer um aluno gostar de matemática? 

Levar o aluno a gostar de matemática é um desafio, mas não é algo impossível. Nesse caso, é preciso seguir algumas boas práticas para variar as aulas. Veja alguns exemplos a seguir! 

Relacione conteúdos

Matemática pode ser uma matéria subjetiva quando você não consegue visualizá-la no dia a dia. Sendo assim, é essencial relacioná-la com exemplos práticos do cotidiano dos alunos para que eles possam ver sua aplicação, por exemplo, numa simples receita de bolo. Além disso, é importante explicar e revisar os conceitos para que o principal sobre o assunto tenha sido compreendido. 

Use ferramentas que ajudem

Atualmente, estão disponíveis várias ferramentas que ajudam no ensino de matemática. Sendo assim, você pode adaptá-las aos temas, conforme o que for mais adequado a cada um. Por exemplo, é possível usar:

  • gráficos;
  • vídeos;
  • sons e músicas;
  • jogos.

Permita a calculadora 

Muitas contas são compridas e exigem alta concentração, o que é difícil em uma sala de aula. Nesse sentido, vale a pena permitir a calculadora para esses exercícios longos e dedicar mais tempo ao entendimento do conceito em si.

Defina desafios para cada aluno

Para que todos aprendam o mesmo tema, mas por conta própria, vale a pena elaborar desafios diferentes para cada aluno. Assim, o risco de alguém copiar de algum colega que se sai melhor na matéria também diminui. 

Incentive a elaboração de problemas

Pensar matemática é o primeiro passo para começar a gostar dela. Sendo assim, você pode incentivar os alunos a elaborarem seus próprios problemas, baseados em seu cotidiano pessoal. Desse modo, sua resolução fará mais sentido e eles poderão absorver melhor o conteúdo.

Gostar de matemática pode ser um grande desafio. Afinal, às vezes é preciso esforço para torná-la aplicável ao dia a dia. Por essa razão, é importante pensar em formas diferentes de ensinar o assunto aos alunos. Dessa forma, eles não só compreenderão os conceitos, mas vão entender que ela faz parte também de seu mundo e pode ser aplicada em seu dia a dia na resolução de problemas.

Gostou do post? Confira também como ensinar matemática pela literatura