None

Por que grande parte dos alunos não gostam de matemática?

“Eu não gosto de matemática”. É comum ouvir essa frase dos alunos, em diferentes níveis de aprendizado e contextos. Para lidar com a questão, é preciso identificar as razões que fazem com que os estudantes se sintam dessa maneira.

Assim, há como ajustar o ensino de matemática para garantir maior interesse pela matéria e favorecer o desempenho. A partir disso, todo o processo de aprendizado é favorecido, sendo possível desmistificar a relação com essa disciplina.

A seguir, descubra porque os alunos não gostam de matemática e entenda como reverter a situação!

Por que alunos dizem “eu não gosto de matemática”?

Começando pelos motivos que levam os estudantes a não gostarem de matemática, é comum achar que isso envolve a falta de auxílio ou incentivo dos professores do ensino básico. No entanto, essa não é a única condição e, muitas vezes, nem mesmo a mais relevante.

A seguir, veja quais são outros motivos que podem fazer com que ocorra esse tipo de situação!

Falta de participação da família

Em qualquer nível de aprendizado, o envolvimento da família é essencial para os resultados. O estudante se sentirá apoiado e estimulado a alcançar determinados objetivos, o que interfere diretamente no interesse e na participação. Porém, nem sempre existe o suporte familiar, especialmente quando o assunto é matemática. Sem o apoio em casa, o estudante tem mais dificuldades para se envolver verdadeiramente com a disciplina.

Ansiedade matemática

Também existe a chamada ansiedade matemática. Essa é uma sensação que se baseia em algumas crenças, como a que diz que “matemática é difícil” ou “números não são interessantes”. Esse tipo de pensamento cria uma pré-concepção nos estudantes e os torna mais resistentes ao aprendizado.

Então, quando um aluno diz “eu não gosto de matemática”, na verdade, ele pode estar querendo dizer que tem receio de não aprender ou sentindo que o conteúdo será muito difícil.

Ensino desestimulante

A matemática faz parte do cotidiano de todas as pessoas, em maior ou menor grau. A resolução de vários problemas básicos envolve o tema, desde receber um troco a fazer uma soma. Contudo, em diversos sentidos, a aprendizagem ainda acontece de uma forma muito tradicional e pouco envolvente.

O foco em operações e atividades desconectadas da realidade e que não despertam interesse faz com que os alunos não se aproximem efetivamente da matemática. Como consequência, há a percepção de que o tema é difícil.

Como ensinar matemática de uma forma mais atraente?

Para despertar o interesse matemático nos estudantes, vale a pena buscar novos métodos de ensino e aprendizado. Com as técnicas certas, é possível incorporar diversos temas dessa disciplina no cotidiano de estudos e aumentar o engajamento dos alunos.

A seguir, veja dicas para transformar a maneira de abordar a matemática!

Incorpore a matemática nos esportes

Os esportes trazem diversas oportunidades para o ensino da matemática, desde níveis mais básicos até questões elaboradas. Usar isso a favor do aprendizado ajuda a atrair e manter o interesse por parte dos estudantes.

É possível usar a soma de pontos ou de faltas para ensinar sobre as operações básicas. Já o ensino de conjuntos pode ficar mais fácil com a formação de equipes, por exemplo.

O ensino da geometria também não fica de fora. Os cálculos da área da quadra, do volume de uma bola oficial ou dos ângulos necessários para marcar um ponto estão entre os elementos contextuais para considerar.

Traga problemas do dia a dia

Para aprofundar ainda mais o interesse na disciplina, também é válido recorrer a problemas do dia a dia, que fazem parte da realidade do estudante. Vale a pena apresentar situações que envolvam a lista de compras do supermercado, a realização de uma receita, o número de alunos da classe e assim por diante.

Estimular a capacidade de o aluno enxergar a situação e se envolver com ela faz com que o entendimento fique mais simples. Ao mesmo tempo, é uma maneira de desenvolver o pensamento crítico, o que ajuda no aprofundamento quanto ao conteúdo da disciplina.

Aposte na gamificação

Tornar a matemática divertida é uma estratégia que tende a favorecer o aprendizado. Por isso, vale a pena recorrer à gamificação. Essa é uma forma de os alunos aprenderem jogando, o que ajuda a despertar e manter o interesse.

Utilizar jogos que incluam operações matemáticas, por exemplo, permite que o aprendizado ocorra de maneira natural. Também é uma maneira de aprofundar os temas, mantendo o aspecto visual e a facilidade de interação.

Assim, os estudantes começam a se envolver mais com a disciplina sem que a percebam como complexa ou desinteressante. Com a redução da ansiedade matemática, há menos barreiras para o aprendizado.

Recorra à tecnologia

Para tornar o contato com os alunos dinâmico e atraente, vale a pena utilizar a tecnologia. Isso já tem sido adotado em muitas instituições de ensino, mas é possível fortalecer esse aspecto com foco direto no ensino de matemática.

Por meio de uma plataforma de jogos e atividades matemáticas, por exemplo, os estudantes terão acesso a diversos pontos de contato com o assunto. Com a tecnologia, tudo fica mais fácil e interativo, o que pode melhorar os resultados.

Como a Matific pode ajudar?

Como você viu, é possível reverter o cenário que leva um aluno a dizer “eu não gosto de matemática”. Para isso, o uso de tecnologia é uma das soluções e, nesse sentido, a Matific pode ajudar.

A plataforma é composta por jogos embasados por princípios pedagógicos e que são indicados para alunos entre 4 e 12 anos. Para os estudantes, há a vantagem de aprender brincando, diante de uma grande variedade de jogos disponíveis.

Para os professores, é possível incorporar a Matific no plano de aulas, designar tarefas e acompanhar os resultados dos estudantes. Já para os responsáveis, há visibilidade sobre o progresso do estudante, o que ajuda a participação da família. Assim, cria-se o ecossistema ideal para despertar o interesse no tema.

Como você viu, quando um aluno diz “eu não gosto de matemática” isso costuma ser sinal de outras questões sobre o aprendizado e a interação com a disciplina. Com essas dicas, por outro lado, é possível reverter a situação e ajudar os estudantes a terem uma relação mais positiva com a matéria.

Para contar com a ajuda de uma plataforma completa e pedagógica, entre em contato com a Matific e veja como podemos ajudar!