None

Saiba mais sobre a metodologia STEAM

Você já ouviu falar sobre a metodologia STEAM? Trata-se de um método de ensino inovador, que articula conhecimentos essenciais para a atualidade. O acrônimo vem do inglês e reúne as palavras: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A proposta é que, a partir da base que os estudantes constroem pela integração desses saberes, eles consigam solucionar os problemas escolares e também em sua vida prática. Nesse contexto, a interdisciplinaridade e a colaboração entre alunos são essenciais.

Neste post, você verá mais sobre a metodologia STEAM, seus benefícios e como aplicá-la em sala de aula. Boa leitura!

O que é a metodologia STEAM?

A metodologia STEAM consiste em integrar conhecimentos que nem sempre são abordados no modelo de ensino tradicional, mas que são muito importantes para a vida prática e o mundo contemporâneo. Assim, as áreas do saber que fazem parte do acrônimo são desenvolvidas em conjunto, muito conectadas a experiências práticas.

Apesar de essa abordagem pedagógica não ter surgido no Brasil — foi originada nos Estados Unidos na década de 1990 —, contempla conteúdos presentes na nossa Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Alguns exemplos são as habilidades socioemocionais e o foco na preparação para o futuro.

Uma das mudanças significativas em relação à metodologia tradicional é o papel do professor, pois ele deixa de ser a pessoa que transfere conhecimentos e assume uma postura de mediador. Com isso, facilita os caminhos para que os estudantes explorem as possibilidades do conhecimento.

Quais benefícios ela proporciona?

A metodologia STEAM proporciona benefícios importantes para os estudantes, o que ajuda a aumentar seu interesse escolar e, consequentemente, facilitar o trabalho do professor.

Conheça algumas vantagens.

Aumenta o protagonismo do aluno

Nessa metodologia, a aprendizagem é centrada no aluno e isso favorece o seu protagonismo. Ele é incentivado a assumir uma postura curiosa, a buscar o conhecimento e a vivenciar o que estuda na prática. Desse modo, desenvolve habilidades socioemocionais como liderança, resiliência e resolução de conflitos.

Incentiva a inovação

Para renovar a educação, é importante adotar propostas inovadoras na escola. Como a STEAM tem seu foco nas necessidades do mundo contemporâneo, facilita outros projetos de inovação, como o ensino híbrido e a aprendizagem tecnológica, além de estar alinhada aos objetivos da BNCC.

Valoriza a colaboração

A colaboração é outro ponto forte que esse conceito tem a oferecer, pois o formato de ensino-aprendizagem costuma ser em equipes. Assim, os colegas se ajudam em busca de um projeto maior.

Estimula a criatividade

Como o objetivo é que os conhecimentos possam ser usados na vida prática, os alunos são estimulados a solucionar problemas. Com efeito, exercitam a sua criatividade, o que é muito importante no mundo moderno.

Desenvolve o pensamento crítico

O modelo de ensino tradicional tende a focar bastante em absorção de conteúdos. Essa proposta mantém os alunos mais passivos e menos questionadores. Com um método inovador, como o STEAM, a turma consegue assumir uma postura mais crítica e ativa diante dos conhecimentos.

Como aplicar a metodologia STEAM na escola?

A STEAM apresenta uma vantagem entre metodologias inovadoras: ela é simples de ser aplicada e não necessita de altos investimentos — a menos que a instituição queira investir.

Veja algumas dicas para torná-la realidade na escola.

Preparação dos professores

O primeiro passo é o envolvimento de todo o corpo docente na proposta. Como não existem ferramentas específicas para colocá-la em prática, é por meio do trabalho dos professores que a transformação acontecerá. Eles precisam estar motivados a fazerem a mudança, para que os alunos também consigam se encantar com o processo.

Dessa maneira, os educadores precisarão estudar sobre o tema e observar o que pode ser ajustado na rotina da escola, para que ela esteja alinhada à metodologia. Também, é importante conhecer bem o currículo básico, para encontrar caminhos para desenvolver os conhecimentos de forma integrada, que é o principal objetivo da STEAM.

Compreensão da estrutura da STEAM

A aprendizagem pela STEAM tem uma estrutura e compreendê-la ajuda a planejar as aulas. Assim, segue cinco etapas:

  • investigar — apresentação do problema, por meio de uma pergunta;
  • descobrir — busca de conhecimentos que ajudem a responder a questão inicial;
  • conectar — conexão entre os conhecimentos teóricos e as vivências práticas, para compreender melhor o problema;
  • criar — proposição e criação de soluções para aquele desafio por parte dos alunos;
  • refletir — avaliação do grupo de todo o trabalho que fazem, o que aprenderam, as suas dificuldades e os pontos positivos.

Como podemos ver, não é necessário ter nenhum equipamento sofisticado para explorar os passos da metodologia. O mais importante é o trabalho ser colaborativo e mobilizar os conhecimentos de áreas diferentes.

Foco na integração nas aulas

É preciso reforçar que o professor é responsável por conduzir o processo, então, sua participação é fundamental para o sucesso da proposta. Nesse sentido, precisa colocar a integração como elemento central nas aulas, buscando sempre articular os conhecimentos e mostrar aos alunos como aquele problema pode ser resolvido por diferentes perspectivas.

Existem muitas formas de colocar isso em prática, por exemplo: as oficinas, os debates em sala de aula e os projetos nos quais todos tenham participação ativa. Uma dica para despertar o interesse dos alunos é caprichar bastante na apresentação do tema, que pode ser bastante diversificada. Usar algum elemento artístico é uma ideia que tende a funcionar bem como sensibilização para o assunto.

Invista na experiência maker

Se possível, ter recursos para que os alunos possam "pôr a mão na massa" é sempre muito positivo. Para isso, laboratórios, salas de informática ou ambientes onde eles possam explorar materiais são ótimos. As ferramentas enriquecem a aprendizagem e ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de ter alguma vivência prática do que aprenderam.

Portanto, a metodologia STEAM é uma alternativa simples de ser implementada e que tem muitos benefícios para estudantes e professores. É uma visão para tornar a educação mais inovadora e deixar os alunos bem preparados para os desafios do futuro.

Se interessou por esse tema? Então, conheça outras 6 metodologias de ensino que estão revolucionando a educação infantil.