None

Letramento matemático: saiba qual a importância e como colocar em prática

Por mais que os números façam parte da nossa vida desde o momento em que começamos a perceber o mundo ao nosso redor, não é raro que o ensino de matemática nas escolas gere ansiedades, dificuldades e até mesmo aversão por parte dos alunos. Mas é claro que a relação com essa disciplina não precisa ser assim. Nesse contexto, o letramento matemático faz toda a diferença para que o aprendizado vá além das fórmulas e operações.

Mas afinal de contas o que significa desenvolver essa competência, qual a importância de tal habilidade não só na vida escolar como no dia a dia e o que pode ser feito para aprimorá-la? Este conteúdo traz algumas dicas valiosas que podem somar e multiplicar com o desenvolvimento dos alunos em diferentes etapas da trajetória de aprendizado.

O que é o letramento matemático?

É natural que quando ouvirmos falar de letramento pela primeira vez, pensemos imediatamente no aprendizado da língua portuguesa, garantindo que habilidades de leitura e escrita sejam adquiridas e aplicas em diferentes contextos.

No entanto, aos poucos, esse termo foi avançando para outras disciplinas e hoje temos o que se chama de letramento matemático. Com isso, de forma resumida, ele indica a capacidade de identificar e compreender o papel da matemática no mundo, garantindo que cada pessoa possa fazer uso dessas habilidades para tomar decisões de forma mais embasada e consiga desenvolver seu papel cidadão de forma crítica e consciente.

Vale observar que por algum tempo esse conceito já apareceu em diversas diretrizes curriculares como outros nomes: alfabetização matemática, numeramento e numeracia são, de certa forma, sinônimos do que hoje se chama de letramento matemático.

Desse modo, o letramento matemático propõe que o ensino de matemática vá além de conceitos abstratos e sem nenhuma conexão com a realidade da sociedade contemporânea.

Além disso, o letramento matemático tem como papel o uso dos recursos e habilidades aprendidas para propor diferentes reflexões sobre a matemática como um fim em si mesmo, o que pode ajudar os alunos a despertar o interesse pela disciplina e contribuir com capacidades de raciocínio lógico valiosas no cotidiano e no desenvolvimento de habilidades mais complexas em outros campos do conhecimento.

Qual a importância dessa compentador?

Pode ser encantador ver que uma criança aprendeu a contar ou a fazer operações matemáticas no dia a dia escolar. Entretanto, sem o devido cuidado, tal processo pode tornar o aprendizado algo sem um propósito.

No longo prazo, isso pode gerar desmotivação, além de fazer com que o conteúdo transmitido não contemple as diretrizes curriculares em vigor. A Base Nacional Comum Curricular, por exemplo, prevê o desenvolvimento do letramento matemático como principal componente no ensino da disciplina.

Para isso, as abordagens didáticas podem estimular o reconhecimento da importância social e da aplicabilidade de conceitos que "soltos no ar" podem parecer abstratos. Os tópicos a seguir dão alguns exemplos de como o letramento matemático cumpre esse papel de trazer a matemática para a realidade dos alunos, em diferentes momentos da vida e mesmo fora do ambiente escolar.

A matemática como linguagem

É fundamental reforçar que os símbolos e números da matemática são uma linguagem. E isso passa pela sua capacidade de aplicação em diferentes situações, indo desde a preparação de uma receita culinária até o uso de um equipamento eletrônico. Assim, reforçar essa relevância contribui para que o ensino se torne, inclusive, mais atrativo.

A matemática como ferramenta

Quando o ensino de matemática está atrelado a ideia de que ela é uma ferramenta fundamental para resolver problemas do cotidiano, o letramento matemático ganha ainda mais força. Assim, a partir do momento em que isso é percebido, o conhecido adquirido nas aulas pode ser transposto para a realidade cada um, de forma natural, contribuindo para melhores decisões e até mesmo para uma maior qualidade de vida.

A matemática como aspecto social

A matemática é também um importante componente de empoderamento social, que só é completo com o adequado letramento na disciplina. E isso não só acontece porque pessoas com mais habilidade com os números podem ter acesso melhores empregos, por exemplo.

Tal progresso faz também com a matemática deixe de ser um conhecimento restrito a poucos e permite que mais pessoas interpretem e avaliem informações que circulam na sociedade, desde os juros cobrados em operações bancárias até a avaliação do desempenho de determinada política pública.

Como fortalecer boas práticas de letramento matemático?

Com tudo isso, diante da importância e dos benefícios do letramento matemático, é fundamental que o ensino da disciplina vá além do que é proposto por métodos tradicionais que podem tornar a disciplina abstrata e sem conexão com a realidade dos alunos, conforme já reforçamos.

Porém, para ir além disso, é importante ter sempre em mente no processo de aprendizagem que o ideal é não estudar determinada operação matemática e depois aplicá-la na resolução de um problema real.

A recomendação é sempre atrelar a compreensão de tal operação com o desenvolvimento de outras competências, que permitam aos alunos aprenderem como aquele conteúdo pode ser empregado com diferentes objetivos, reforçando uma atitude questionadora e investigativa em cada um. Em outras palavras, mais importante do que aprender o conteúdo, é aprender estratégias para aplicá-lo em situações reais.

Para isso, além das diretrizes curriculares indicadas em cada etapa do sistema de ensino, vários recursos podem ser utilizados para que o aprendizado cumpra seu objetivo de fazer da matemática uma ferramenta e uma linguagem aplicada a realidade dos alunos. Entre os recursos utilizados para isso os mais efetivos são

  • jogos e ferramentas de programação;
  • geometria de espaços físicos;
  • rotulagem de produtos e receitas culinárias;
  • padrões matemáticos e fórmulas em manifestações artísticas;
  • métricas e algoritmos de programas e redes sociais digitais;
  • mudança e relação de diferentes fenômenos;
  • habilidades em estimar probabilidades
  • resolução de problemas reais e palpáveis.

Alcançar bons níveis de letramento matemático exige esforço de professores e, claro, a participação ativa dos alunos em todo o processo. Todavia, a aquisição dessas habilidades faz toda a diferença não só no dia a dia como também na relação de cada um com a matemática, mostrando que ela é uma linguagem e uma ferramenta extremamente útil e, porque não divertida.

Aproveite e veja também como fazer para que os alunos despertem o interesse e gostem de matemática.