None

6 dicas de como aprender matemática de uma maneira mais fácil

Aprender matemática é frequentemente um desafio na vida escolar, pois as operações são complexas. Por esse motivo, é importante que se desenvolva habilidades como a atenção e a concentração. Da mesma forma, dispor de recursos eficientes para tornar essa matéria mais compreensível é essencial.

Isso porque, a matemática faz parte do nosso cotidiano, além de desenvolver o raciocínio lógico, a criticidade e a concentração. Similarmente, é uma ciência fundamental, que serve como base para outras aprendizagens. Tudo isso faz dela uma matéria primordial no desenvolvimento escolar e na preparação para a vida adulta.

Quer estimular o prazer pela matemática na escola? Então, confira 6 dicas para inovar e tornar o seu ensino mais fácil.

1. Use jogos educativos

Os jogos educativos são aliados da educação desde os primeiros anos escolares, afinal, por meio deles é possível explorar diversos conhecimentos com maior engajamento dos estudantes e de forma divertida.

Para esse objetivo, a escola pode contar com uma infinidade de alternativas que atendem às mais diversas propostas pedagógicas. Além disso, também é possível optar por diferentes formas de apresentação, como:

  • aplicativos;
  • jogos de tabuleiro;
  • jogos de cartas;
  • plataformas de jogos;
  • jogos online.

É válido destacar que não são só os jogos com números que contribuem com o ensino da matemática, já que as opções que incentivam o raciocínio, a memória e a atenção também desenvolvem as habilidades importantes para aprender essa matéria.

2. Aproveite as atividades diárias

Para que os alunos se envolvam mais na aprendizagem, um bom caminho é mostrar que aqueles conhecimentos são importantes para a vida prática. Dessa maneira, aproveitar as experiências do cotidiano é uma estratégia muito efetiva para aprender matemática de um jeito mais fácil.

O educador pode, por exemplo, pedir para que seus alunos participem de planejamentos de eventos escolares ajudando nos cálculos. Se a ideia for fazer um passeio, os estudantes podem estudar a quantidade de gasolina necessária para o trajeto, o custo que terá, a probabilidade de chover nos dias escolhidos etc.

Desse modo, os alunos percebem que a vida é permeada pela matemática e que compreendê-la é importante para lidar com as situações com maior preparo. Como efeito, o interesse aumenta e a aprendizagem flui melhor.

3. Crie situações práticas

Ao colocar em prática o que estudou, o aluno pode fixar os conhecimentos, experimentar as dúvidas e abrir caminhos para novas ideias. Para incentivar essa descoberta, uma ideia é usar as situações-problema para ensinar a matemática. Trata-se de aplicar os conhecimentos em situações hipotéticas baseadas na realidade.

Nesse contexto, os alunos são desafiados a formular, modelar e examinar os conteúdos para encontrar soluções aos obstáculos propostos. Assim, é uma estratégia instigante e envolvente de testar o que se sabe e aprofundar os conhecimentos.

As ferramentas online que proporcionam interatividade são boas alternativas para viabilizar a aprendizagem por situações-problema, pois têm maior riqueza de recursos e podem apresentar os conteúdos com dinamismo e personalização.

4. Faça oficinas

As oficinas são verdadeiros laboratórios, pois proporcionam muitos caminhos para explorar os conhecimentos. Nas oficinas, os alunos podem aprender matemática em grupo ou individualmente, com recursos simples e acessíveis. Elas são ótimas oportunidades também para realizar discussões profundas e estimular a reflexão sobre os conhecimentos.

Nessas oportunidades, os alunos experimentam situações diversas e constroem experiências significativas. Em contrapartida, os professores têm a oportunidade de apresentar conteúdos novos de maneira mais dinâmica e atrativa e até mesmo compor aulas expositivas com elementos que sejam bastante chamativos.

Além das pequenas oficinas, atividades maiores, como gincanas e olimpíadas, são excelentes ideias para despertar o interesse dos alunos. Essas propostas que contam com a diversão estimulam também o espírito de equipe e são excelentes para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

5. Personalize o ensino

A matemática é um conhecimento cumulativo e que precisa de continuidade para poder ser compreendido. Nesse sentido, as diferentes necessidades ou a perda de algum conteúdo da aula comprometem a aprendizagem, o que gera dificuldades e um distanciamento da matéria.

Dessa forma, a personalização do ensino é uma necessidade para a área, o que permite mais qualidade na educação e é uma tendência em crescente valorização. Com isso, cada estudante pode aprender no seu tempo, além de desenvolver todos os conhecimentos e habilidades necessários para entender a matemática.

Para esse objetivo, a tecnologia é uma importante aliada, pois ela permite acompanhar mais de perto cada estudante e oferecer atividades que correspondam ao que necessitam. Assim, é uma forma de valorizar a individualidade, que contribui com o coletivo e melhora o ensino em sua totalidade.

6. Aposte em metodologias inovadoras

A estratégia de ensino adotada é essencial para garantir os resultados esperados. Nesse sentido, as propostas inovadoras, como as metodologias ativas de aprendizagem, são ótimas para envolver os alunos e tornar a experiência com a matemática mais simples. Algumas que estão em alta por seus bons resultados são:

  • ensino híbrido — combina recursos presenciais e online para maior aprofundamento dos estudos;
  • gamificação — uso de games para melhorar a aprendizagem;
  • aprendizagem baseada em projetos — os estudantes se envolvem em projetos maiores e vivem na prática um trabalho contínuo, aprofundado e específico;
  • aprendizagem baseada em problemas — nesse contexto, os alunos buscam a solução para uma questão específica;
  • design thinking — visa desenvolver a criatividade e a solução de problemas de forma investigativa e empática;
  • sala de aula invertida — essa proposta faz parte do ensino híbrido, em que os alunos estudam o tema antes da aula e a explicação parte das suas dúvidas.

Além dessas ideias destacadas, existem outras que podem ajudar a desenvolver os conhecimentos na matemática e tornar essa matéria mais atraente. A dica é observar qual mais se adequa à escola e aos estudantes e investir nas ferramentas necessárias.

Desse modo, usar recursos dinâmicos é um bom incentivo para aprender matemática na escola de maneira mais fácil e atraente. Os educadores podem contar com uma plataforma como a Matific, que é rica em conteúdo especializado para facilitar o trabalho do professor e melhorar os resultados dos alunos.

Entre em contato com a Matific para descobrir como podemos melhorar a rotina em sala de aula e incentivar a aprendizagem da matemática de maneira divertida.