None

Quer criar trilhas de aprendizagem divertidas para os alunos? Saiba como!

O processo de transferência do conhecimento humano deve ser ordenado e seguir algumas etapas para que os estudantes compreendam cada etapa do conteúdo e não restem brechas em sua formação. Por isso, criar trilhas de conhecimento é fundamental na hora de estabelecer um plano pedagógico eficiente.

Por meio desse recurso, você pode otimizar as estratégias educacionais de sua escola e contribuir para o pleno desenvolvimento dos alunos. Assim, não há lacunas em seu conhecimento e os estudantes conseguem se desenvolver de maneira plena na vida adulta. Se você quer entender o que são as trilhas de aprendizado e como implementar essa ideia em sua instituição, continue a leitura e confira nossas dicas. 

O que são trilhas de aprendizagem?

As trilhas de aprendizagem são o conjunto de atividades e tarefas em sequência cujo objetivo é capacitar e transferir determinado conhecimento. Cabe aos gestores, à equipe pedagógica e aos professores a tarefa de criar uma ordem lógica para a apresentação dos temas e seus requisitos necessários para o pleno desenvolvimento da turma.

Tal metodologia está baseada no alinhamento entre conteúdo teórico e prático com potencial para servir de base para a formação básica dos estudantes. Esse processo não pode ser visto de maneira linear, mas receber todas as adaptações conforme a necessidade dos alunos.

Essa trilha também pode incluir todos os recursos necessários para atrair a atenção das crianças. O uso de materiais em vídeo, games, plataformas digitais e testes, por exemplo, são uma excelente maneira de colocar a trilha fora de um modelo padrão. 

Quais são as vantagens de utilizar as trilhas de aprendizagem?

A criação de uma trilha de aprendizado permite desenvolver um processo ordenado para o ensino das crianças, passível de ajuste ao longo do caminho, conforme a necessidade de sua turma. Além disso, existem diversas vantagens que esse modelo permite explorar. Confira!

Aumenta a autonomia

Com base nesse formato, os professores podem determinar no início do período letivo quais as melhores estratégias para a criação das aulas e, posteriormente, ajustar sua trilha conforme a observação de desempenho e avanço dos alunos. 

Isso oferece mais autonomia e controle durante o processo de educação e permite que os docentes tenham a liberdade necessária para explicar conteúdos e apresentar temas que considera relevantes para a turma. 

Incentiva a criatividade

Adotar as novas metodologias e utilizar as trilhas de aprendizado é uma excelente maneira de cativar os alunos e incentivar que exerçam a criatividade. Isso ocorre pelo formato das aulas e pelas ferramentas que podem ser utilizadas para criá-las.

Assim, você oferece mais dinamismo para o cotidiano das aulas e percebe os alunos participativos e criativos para aprender. Vale também utilizar tecnologias educacionais e a gamificação para melhorar a experiência e o desenvolvimento dessa habilidade tão importante.

Melhora o desempenho

As trilhas de aprendizagem são uma ótima maneira de melhorar o desempenho dos alunos e, dessa forma, auxiliar em sua evolução. Por exemplo, você pode criá-las com evolução de níveis. Ou seja, cada fase da trilha envolve um conteúdo mais elaborado que ajuda o estudante a avançar.

Assim, os jovens conseguem assimilar as matérias de um modo suave e vão subindo de nível no processo de aprendizado conforme seus próprios ritmos. Além disso, nos dias atuais, é possível utilizar a tecnologia para gerar uma experiência ainda melhor.

Como as trilhas de aprendizagem podem ser criadas?

Agora que você já sabe quais são as possíveis vantagens de utilizar as trilhas de aprendizagem, que tal aprender como colocá-las em prática para motivar os alunos e implementar um método eficaz na escola? Siga a leitura e veja nossas dicas.

Entenda as dificuldades e aptidões dos alunos

A primeira etapa para criar uma trilha de aprendizagem é entender quais são as aptidões e dificuldades de aprendizado que um aluno apresenta. Assim, você incorpora essas informações para potencializar os pontos fortes e cobrir possíveis lacunas no processo de desenvolvimento.

Por exemplo, se um aluno tem dificuldades de aprender matemática, você pode incorporar isso na criação da trilha para ajudá-lo a absorver os conteúdos necessários para que essa matéria pare de lhe causar ansiedade, captando de verdade as informações relevantes para sua formação.

Identifique o perfil dos estudantes

Entender como cada aluno se comporta e de que forma é possível criar trilhas otimizadas e personalizadas de acordo com o perfil de cada um é excelente para formar jovens capazes de transformar o mundo e ter um futuro brilhante.

Para isso, vale utilizar a tecnologia e contar com uma ferramenta com algoritmo inteligente que auxilia na mensuração do desempenho nas aulas e adapta tais dados para criar uma trilha personalizada. Assim, você garante qualidade de ensino e capacitação adequada para os alunos.

Estruture diferentes níveis de dificuldade

Outra boa dica para criar as trilhas de aprendizagem é utilizar diferentes níveis de dificuldade. Por exemplo, para um aluno iniciante é aconselhável que o pontapé inicial seja com conteúdos mais simples e acessíveis.

Conforme o estudante absorve as informações e passa de fase, os níveis da trilha são mais difíceis, assegurando que tenham acesso aos materiais necessários para uma formação de qualidade. Com isso, você disponibiliza uma experiência individualizada, além de permitir que o aluno avance em seu próprio ritmo.

Como a Matific pode ajudar?

Por meio dos recursos disponibilizados pela Matific, as crianças recebem o acesso a ferramentas incríveis para atravessarem suas próprias trilhas de aprendizado. Ao utilizar a plataforma online, elas podem ter acesso a uma metodologia personalizada com base no que foi definido pelos professores ou responsáveis. 

Assim, cada aluno consegue desenvolver habilidades específicas enquanto passa por uma divertida zona de treinamento em matemática. Além disso, como os professores conseguem acompanhar em tempo real o desempenho de seus estudantes, é possível rever a trilha que foi planejada e incorporar qualquer mudança necessária para o desenvolvimento da turma. 

Viu como as trilhas de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento das crianças? Por meio delas é possível criar uma rotina clara e bem definida dos conteúdos que devem ser apresentados à turma. Assim, os estudantes são beneficiados por um processo de aprendizado personalizado e os professores têm mais controle sobre cada etapa de evolução de sua turma. 

Quer explorar as trilhas de aprendizado da Matific? Então entre em contato conosco e confira como implementar essas ferramentas em sua escola!