None

Como desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos

O raciocínio lógico-matemático é a habilidade de solucionar problemas a partir da relação lógica entre as informações. No caso da Matemática, é essencial que exista esse tipo de pensamento para desenvolver os cálculos. Porém, não é apenas para fazer contas que ele é importante.

Isso porque esse raciocínio permite que se compreenda melhor os conteúdos das outras matérias escolares, além de contribuir para a resolução de problemas até a vida adulta. Para desenvolvê-lo, é importante receber bons estímulos desde a infância.

Quer entender melhor o raciocínio lógico-matemático e como ele pode ser incentivado nos estudantes? Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do raciocínio lógico-matemático?

Como vimos, o raciocínio lógico-matemático tem um grande impacto na vida dos estudantes e influencia também a maturidade. Trata-se de uma das operações de pensamento que Jean Piaget descreveu como essenciais para a compreensão conceitual e para o estabelecimento de relações entre as informações.

Nesse sentido, impacta a resolução de problemas, que depende de funções executivas, como: atenção, organização e memória. Piaget também demonstrou a importância do raciocínio lógico-matemático para as habilidades visuoconstrutivas e visuoespaciais, que tratam da capacidade de perceber e de se relacionar com o mundo.

Assim, esse tipo de pensamento é decisivo para que a educação não se limite apenas a decorar conteúdos, pois viabiliza a construção de significados e da autonomia. Os seus benefícios não se restringem à escola, pois ele ajuda a encontrar respostas criativas e eficientes para as mais diversas situações cotidianas.

Dessa forma, desenvolver esse tipo de raciocínio é essencial para construir uma base para as demais aprendizagens, como a argumentação e a interpretação. Como podemos perceber, os efeitos vão além das aulas de Matemática, pois repercutem em toda a jornada escolar e mesmo após a sua conclusão.

Como desenvolvê-lo nos alunos?

Ciente da importância dessa capacidade, é fundamental que a escola conte com estratégias para desenvolvê-lo em seus alunos. Isso pode ser feito de diversas maneiras adaptadas à idade e a partir de métodos de ensino bem estruturados. Além das atividades tradicionais, existem ideias inovadoras e atrativas que apresentam ótimos resultados. Conheça algumas sugestões a seguir.

Problemas matemáticos

Os problemas matemáticos são um exemplo bastante efetivo de método tradicional para desenvolver o raciocínio lógico. Isso porque eles apresentam um obstáculo e o estudante precisa encontrar uma forma de solucioná-lo, o que envolve também a tomada de decisões.

Dessa forma, é um recurso muito presente nas escolas, que, além de interferir na aprendizagem, prepara o discente para as avaliações que podem ser enfrentadas no futuro, como vestibulares e concursos públicos.

Jogos educativos

Os jogos educativos representam uma excelente maneira de desenvolver as habilidades dos estudantes e ainda tornam o ensino mais atraente. Eles oferecem desafios e exercitam o cérebro, além de beneficiarem outros aspectos, como respeito, colaboração e pensamento estratégico.

Esse recurso pode ser explorado de diversas formas pela escola, por exemplo, com o uso de tabuleiros, de aplicativos e até mesmo com a criação de jogos pelos próprios alunos. Assim, a turma fica envolvida nas atividades e a aprendizagem flui melhor.

A dica é selecionar os games que mais têm a ver com as habilidades que se pretende desenvolver e observar como a turma lida com a proposta. A gamificação nas escolas é uma tendência inovadora com um ótimo potencial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Livros e filmes

A leitura e a arte também podem ser ferramentas para desenvolver o raciocínio lógico-matemático. Nesse sentido, elas estimulam a linguagem, a concentração e a memória, além de necessitarem da relação entre as informações. Por isso, é sempre bom incentivar leituras desafiadoras — em conformidade com a idade — e filmes que ajudem a exercitar o cérebro.

Tecnologia

A tecnologia contribui significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois apresenta estímulos diversificados. Os dispositivos eletrônicos trabalham a partir da lógica, então, compreender o seu funcionamento e saber como comandar essas máquinas é excelente para a educação.

Nesse contexto, aulas de Robótica, Lógica Computacional e outras aprendizagens que trabalhem os conhecimentos técnicos dessas ferramentas são excelentes para contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

Quais ferramentas podem ajudar a desenvolver o raciocínio lógico-matemático na escola?

Para conseguir um bom resultado desse objetivo, é primordial contar com ferramentas que auxiliem o trabalho dos educadores. A escola pode se valer de uma plataforma, como a Matific, que é rica em conteúdos e tem foco no desenvolvimento das habilidades com a Matemática. Conheça alguns dos recursos a seguir.

Episódios

Essa ideia cria um ambiente divertido para explorar o conhecimento. Os episódios são oportunidades de os estudantes aprenderem autonomamente e desenvolverem muitas habilidades pela interatividade.

Situações-problema

As situações-problema são estratégias que podem ser usadas pelos educadores para desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos. Elas consistem em apresentar um obstáculo baseado na realidade e o aluno busca a solução, o que ajuda a desenvolver o senso crítico e a colocar o que se sabe em prática. Em contrapartida, dá um bom parâmetro aos professores sobre o desenvolvimento da turma.

Aprendizagem personalizada

Cada estudante tem o seu tempo de assimilação dos conteúdos e a personalização do ensino é o reconhecimento da individualidade no processo de aprendizagem, importante para a educação de qualidade. Nesse sentido, tecnologias especializadas, como uma plataforma, permitem que o aluno trilhe o seu próprio caminho. Assim, ele desenvolve as habilidades de que necessita para aprender plenamente.

Gincana

As gincanas são outro exemplo de atividade marcante para os estudantes e que têm grandes benefícios na aquisição de capacidades. Elas envolvem os grupos e oferecem desafios que são instigantes. É uma forma divertida de aprender muito e de construir ótimas memórias do período escolar.

Oficinas

As oficinas são verdadeiros laboratórios em que os alunos podem colocar em prática os seus aprendizados e desbravar o universo da Matemática. Nelas, é possível ter discussões profundas e refletir sobre temas relevantes de forma envolvente e convidativa.

Portanto, a automatização que a plataforma Matific oferece ajuda a obter melhores resultados no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Dessa forma, os estudantes conseguem aprender mais, o que repercute em toda a sua vivência escolar e ajuda na preparação para o futuro.

Todos esses benefícios podem ser aproveitados com a Matific. Você pode fazer um teste gratuito de 30 dias sem obrigação ou cartão de crédito. Entre em contato e saiba mais.