O que é avaliação gamificada e como aplicar na escola

Adotar novas metodologias de ensino passa também por aplicar diferentes formas de avaliar o conhecimento dos alunos, de modo que seja possível acompanhar a evolução de cada um ao longo de todo o processo de aprendizagem. Nesse contexto, uma avaliação gamificada pode fazer toda diferença.

Por isso, neste conteúdo vamos dar um panorama de como funcionam as avaliações gamificadas, indicar seus benefícios no ambiente escolar e mostrar quais as vantagens de adotar uma plataforma com tais recursos. Boa leitura!

O que é e como funciona uma avaliação gamificada?

Em linhas gerais, uma avaliação gamificada é aquela que utiliza mecânicas comuns aos jogos eletrônicos para avaliar o desempenho dos alunos, como qualquer outra dinâmica de avaliação.

Dessa forma, em uma avaliação gamificada o aluno pode acumular pontos e progredir os níveis como se estivesse em um jogo eletrônico. Para isso, é normal que tal forma de mensurar o progresso utilize plataformas que já ofereçam tal possibilidade.

A implementação de tal aspecto nas avaliações permitem que a gamificação vá além do mero entretenimento: ela propicia um espaço para incentivar o engajamento e para a distribuição de feedbacks mais efetivos, contribuindo para uma sinergia maior entre alunos e professores.

Quais os benefícios de uma avaliação gamificada?

Em suma, além de ser uma forma potencialmente mais amigável e até mesmo divertida de mensurar o desempenho dos alunos, a avaliação gamificada traz outros benefícios, indicados nos tópicos abaixo.

Reduz a ansiedade do processo de avaliação

Além de dar mais sentido a todo o processo de avaliação, a gamificação pode reduzir todo o receio que cerca a aplicação de qualquer prova, o que contribui para que os alunos fiquem mais tranquilos em relação ao seu desempenho.

Aumenta o envolvimento

Ao adotar estratégias similares aos de jogos eletrônicos, esse tipo de avaliação faz com que os alunos tenham interesse em se envolver com cada etapa do processo, tornando todo o aprendizado mais divertido e fluido.

Garante feedbacks melhores

As informações coletadas com os métodos de avaliação gamificados permitem que professores reúnam mais dados sobre o desempenho de cada aluno, orientando o reforço necessário sempre que eles tiverem mais dificuldade em um nível específico, por exemplo.

Torna a aprendizagem mais efetiva.

O desafio proposto por uma avaliação gamificada motiva os alunos: eles se sentem constantemente obrigados a melhorar seu desempenho para terem progresso. Assim, é provável que eles aprendam mais sem sequer perceber.

Por que contar com os diferenciais de uma plataforma de avaliação gamificada?

A forma mais eficiente para aplicar uma avaliação ramificada em diferentes estágios é por meio de uma plataforma que possa oferecer as melhores ferramentas para esse fim. Pensando nisso, quem precisa de recursos inovadores para aprimorar o ensino de matemática tem à disposição tudo o que a Matific tem a oferecer.

Com a Matific é possível tornar o aprendizado de matemática mais fácil e divertido. A partir dos conceitos de uma avaliação gamificada, o aluno joga e se diverte enquanto a plataforma envia dados ao professor, orientando o desenvolvimento e acompanhamento dos estudantes, o que ajuda na melhoria dos resultados e na redução da ansiedade que cerca essa disciplina.

Para saber mais sobre como a Matific pode ajudar pais, professores e alunos, não perca mais tempo e fale com a gente agora mesmo para conhecer nossas soluções!