None

Quais estratégias aplicar para ensinar matemática no seculo XXI?

O ensino da matemática se transforma na mesma medida em que a sociedade muda e os recursos para a educação são ampliados. Com o surgimento de novas tecnologias, atrair a atenção dos estudantes é um grande desafio para os docentes. Entretanto, aqueles que conseguem aproveitar esses novos instrumentos para o ensino estão obtendo resultados excelentes quanto ao engajamento da turma.

O fácil acesso à internet, celulares e tablets afeta diretamente a capacidade de concentração dos alunos em sala. Por isso, novas estratégias devem ser adotadas para ensinar no século XXI. Se você também deseja tornar sua escola um ambiente de ensino mais envolvente, continue a leitura e confira nossas dicas!

Qual a importância da matemática na formação?

A matemática é um dos principais pilares da educação infantil e está relacionada a outras matérias essenciais para o desenvolvimento do estudante. Disciplinas como física, química e biologia, demandam diretamente dos fundamentos matemáticos para desenvolver estruturas mais complexas de conhecimento. 

Isso significa que uma boa formação infantil impacta toda a jornada de aprendizado dos alunos, afetando todas as suas demais experiências de ensino. Por isso, uma educação básica de qualidade é essencial para esse indivíduo.

Além de toda contribuição para sua vida acadêmica, uma sólida formação matemática permite o desenvolvimento de senso crítico e raciocínio lógico, aprimorando habilidades úteis em qualquer profissão ou para todas as etapas da vida desse aluno.  

Quais estratégias usar para ensinar matemática no século XXI?

Com o passar dos anos, as alternativas para melhorar o ensino de matemática e potencializar o desempenho de aprendizado dos alunos cresceu e possibilitou diversas ferramentas e métodos para os professores. Se você quer saber quais são eles, continue a leitura!

Suporte da tecnologia

O uso da tecnologia avançou em todos os setores e na educação não foi diferente. Existem soluções que podem ser utilizadas de modos distintos para melhorar o ensino de matemática durante o período de aprendizado de um estudante.

Por exemplo, há possibilidades de usar esse meio para gerar ambientes virtuais de aprendizagem usufruindo da praticidade oferecida pelos dispositivos móveis e com o acesso à internet. Assim, as aulas de matemática podem ficar mais convidativas e atrair a atenção dos alunos.

Ao optar pelas distintas formas de aplicação da tecnologia para o ensino de matemática, você consegue ampliar a qualidade, aumentar a motivação dos alunos durante o período de aprendizagem e ampará-los a alcançar o máximo desenvolvimento.

Aluno protagonista

Ao adotar esse tipo de estratégia, você coloca o aluno no centro do aprendizado e possibilita que ele assuma um papel ativo em seu desenvolvimento. Nesse sentido, os professores são intermediadores de conhecimento, preparando os assuntos para que os alunos se desenvolvam.

Por exemplo, os docentes podem preparar um problema matemático que envolva situações do cotidiano, separar os estudantes em grupo e incentivá-los a procurar a resposta de forma ativa.

Esse tipo de técnica auxilia muito na absorção dos conceitos de matemática por parte dos alunos, mas as suas vantagens não param por aí. Com tal método, é possível desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, proporcionar ganho de autonomia e estimular a criatividade. 

Gamificação

A gamificação também é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem onde o conceito de aluno protagonista pode ser aplicado com o uso de jogos. Assim, é viável utilizá-los para em atividades para que os alunos possam aprender e se desenvolver enquanto se divertem.

Por exemplo, você pode elaborar tarefas sobre algum conteúdo específico em que o estudante precisa resolver os problemas por meio de um game. Nesse sentido, a gamificação utiliza dos recursos lúdicos como forma de gerar curiosidade e desenvolver o pensamento crítico, amparando o aprendizado da matemática.

Quais são as vantagens de utilizar essas estratégias?

Com o avanço tecnológico, várias mudanças e melhorias são implementadas no processo de educação. Confira a seguir quais as principais vantagens de adotar novas estratégias para a formação de sua turma. 

Estimula a criatividade

As ideias apresentadas anteriormente contribuem de forma direta para o aumento da criatividade do aluno. Ao oferecer um ambiente com o estudante como protagonista, sua escola proporciona a liberdade necessária para que essa criança desenvolva autonomia e capacidade de criação. 

Por meio dos games, o universo lúdico é aliado ao ensino e o aluno consegue ampliar seu horizonte de imaginação. Isso significa que esse estudante conta com uma visão mais abrangente do mundo, aumentando sua capacidade de resolução de problemas e desenvolvimento de soluções inovadoras. 

Desenvolve o espírito inovador

Com as atividades interativas e relacionadas aos games, cada aluno precisa encontrar por conta própria as soluções para os desafios. Isso significa que esse modelo respeita a individualidade e o tempo de aprendizado de cada estudante. 

Prepara para a vida adulta

Ao oferecer um ambiente com mais autonomia para a turma, a sala de aula se torna muito parecida com a rotina de uma vida adulta. Isso contribui para a criação de um senso de responsabilidade e permite que o estudante organize por conta própria o seu dia a dia sem ninguém para conduzir as atividades, exatamente como acontece nos compromissos de um adulto. 

Como os jogos podem ser usados no ensino?

Os jogos apresentam um papel central como instrumento de aprendizado, desenvolvimento de criatividade e ampliação da autonomia do estudante em seu processo de aprendizado. 

Eles podem ser incorporados nas atividades em sala ou utilizados para fixação do conteúdo que pode ser feito em casa. 

Nas duas abordagens o aluno conta com meios de ampliar sua perspectiva criativa, afetiva, histórica e social, conforme os materiais e estratégias que a escola utiliza. Os jogos também podem ser usados para orientar os alunos quanto ao simbolismo e ampliar sua capacidade de assimilação de novos pontos de vista.

Educar é uma atividade complexa e exige maleabilidade dos docentes para conseguir utilizar novos recursos disponíveis para o ensino da matemática de forma correta. Assim, a escola é beneficiada por um ambiente de ensino mais rico, os alunos recebem melhores condições para seu desenvolvimento e os professores contam com a garantia de que seu trabalho atua de modo transformador na vida de seus alunos. 

Viu como é importante investir em boas estratégias de educação? Então entre em contato conosco e confira como a Matific pode contribuir para o desenvolvimento de sua instituição!