None

Matemática no Enem: como ajudar alunos?

A preparação para a entrada na faculdade é pensada desde os primeiros anos de formação das crianças. Esse tipo de cuidado garante que elas tenham plena capacidade de competir pelas melhores vagas e oportunidades do meio acadêmico. Nesse quesito, entender sobre como funciona a prova de matemática no ENEM é essencial para oferecer uma boa orientação.

Para que os alunos recebam um excelente direcionamento, é necessário conhecer quais as particularidades da prova e os principais temas que ela aborda. Assim, é possível trabalhar os tópicos que mais caem em sala, trazendo familiaridade com o assunto e mais confiança para seus alunos.

Se você quer saber mais detalhes sobre como funciona a prova de Matemática do ENEM, continue a leitura e confira nosso post!

O que é a prova do ENEM?

A prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criada em 1998 para avaliar os estudantes que finalizam o ensino básico. Ela pode ser realizada tanto pelos alunos que estão cursando o ensino médio quanto aqueles que já finalizaram.

Essa prova é utilizada como um mecanismo de seleção para os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. Por meio dele, é possível solicitar uma bolsa de estudos financiada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de poder ingressar em uma das mais de 500 universidades que utilizam os resultados do ENEM para classificar seus novos alunos, seja para complementar a prova do vestibular ou substituí-la.

Como a prova do ENEM é dividida?

Entender como a prova do ENEM é dividida ajuda a compreender como estruturar as aulas para auxiliar os estudantes nesse exame tão importante. Ela conta com 4 áreas de conhecimento, além de ser necessário desenvolver uma redação. Abaixo, listamos cada um deles:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: nessa área, têm-se conteúdos relacionados à História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: aqui, o estudante terá que resolver questões de Português, Literatura, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira e TI;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: já essa área tem conteúdos relacionados a Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: aqui, as questões são relacionadas a matemática.

Todas as provas têm 45 questões. Portanto, o estudo da matemática é realmente relevante para obter uma boa pontuação no ENEM. Abaixo, listamos os conteúdos que mais caem nessa matéria.

Quais matérias de Matemática caem na prova do ENEM?

Compreender quais são os assuntos que mais caem na prova de matemática vai ajudar na hora de organizar as aulas e motivar os alunos no aprendizado para arrasar no Exame. Além disso, permite encontrar boas formas de passar o conteúdo, de maneira adequada ao que é cobrado no ENEM. Abaixo, listamos os tópicos que mais aparecem:

  • Geometria Plana;
  • Funções;
  • Estatística;
  • Razão, Proporção e Regra de Três;
  • Porcentagem;
  • Geometria Espacial;
  • Análise combinatória;
  • Progressões Aritméticas e Geométricas; e
  • Trigonometria.

Esses são os tópicos mais comuns durante a prova e que, portanto, merecem uma atenção especial para ajudar os alunos a arrasar no exame. Vale a pena pensar em formas de repassar os conteúdos e maneiras de incentivar os estudantes nessa etapa tão importante.

Como ajudar os alunos a se preparar para essa prova?

Agora que você já conhece os principais temas cobrados na prova do ENEM, vale entender quais são os principais caminhos para auxiliar os estudantes em sua jornada de aprendizado. Veja, a seguir, quais as principais dicas para preparar seus alunos para a prova.

Elabore um plano de estudos

O primeiro passo para organizar o fluxo de atividades é investir em um bom planejamento. Observando os temas apresentados anteriormente, vale classificar quais deles podem ser apresentados para a sua turma e qual será o nível de aprofundamento.

Mesmo os temas tratados de maneira superficial, especialmente para as classes mais infantis, são importantes para introduzir os alunos nessa temática e orientar seu processo educacional. Portanto, o planejamento pedagógico representa uma parcela significativa do sucesso das próximas etapas.

Use uma boa metodologia

Após definir um cronograma de exposição dos temas para a turma, é hora de seguir para a metodologia que será implementada durante as aulas. Existem diversas maneiras de repassar os conteúdos, sendo que cabe aos professores identificar quais delas são mais ou menos adequadas para o ensino das crianças.

Quando se trata de matemática, é necessário um cuidado especial, visto que muitos assuntos podem parecer demasiadamente abstratos para o entendimento dos estudantes. Desse modo, o uso de exemplos, brincadeiras, atividades em grupo e metodologias alternativas podem trazer bons resultados para o processo de aprendizado.

Faça simulados

A prova do ENEM é longa e cansativa. Ainda mais quando o tema é matemática, já que é necessário ter um nível de atenção ainda maior. Desse modo, para conseguir uma preparação adequada a fim de obter uma boa pontuação, é relevante simular o ambiente da prova.

Por isso, vale incentivar os alunos a imitar o dia da prova, com cronômetro, ambiente silencioso e tudo que envolve o desenvolvimento do exame. Além disso, vale a pena fazer os simulados no cotidiano das aulas. Pegar questões passadas e aplicá-las e usar a tecnologia para acompanhar os resultados é uma boa ideia.

Utilize os jogos online

A preparação para o ENEM pode ser cansativa, estressante e envolver muita ansiedade para os alunos. Desse modo, encontrar formas para descontrair e continuar a aprender para realizar a prova é essencial.

Nesse sentido, usar os jogos educacionais representa uma excelente alternativa. Isso porque, por meio deles, é possível utilizar todo o ambiente lúdico dos games a fim de motivar os alunos e acompanhar o desempenho deles.

Desse modo, você pode compreender no que eles apresentam mais dificuldades e, com isso, reforçar os conteúdos, quando necessários. Assim, as chances de obterem um bom desempenho no exame são elevadas.

Viu como é importante conhecer algumas particularidades da prova de matemática no ENEM? Ao entender quais os tópicos mais comuns, você consegue preparar seus alunos desde os primeiros anos de formação. Assim, quando chegar a hora da prova, eles podem contar com boas condições para conquistar as melhores vagas.

Gostou do nosso post? Então deixe um comentário e compartilhe conosco sobre como você está preparando seus alunos para as próximas etapas de formação!