None

O que fazer para aguçar o pensamento critico dos alunos?

Será que estamos desenvolvendo as habilidades necessárias em nossos jovens para que eles criem soluções adaptadas às novas realidades do mundo? Precisamos conversar sobre isso. 

Estamos formando robôs ou humanos nas escolas? Essa pergunta pode parecer estranha, mas é um questionamento muito importante. Nos últimos anos, a forma como interagimos com o mundo sofreu transformações exponenciais. Na maioria das escolas, no entanto, não vimos a educação evoluir com essas mudanças. Para educar a nova geração, precisamos repensar nossos métodos de ensino.

Os jovens estão crescendo em mundo digital no qual todas as informações estão disponíveis a um clique de distância. Eles não conseguem ouvir por horas um único professor como detentor de todo o conhecimento. Precisamos inspirar os estudantes a desenvolverem as competências necessárias para serem protagonistas da realidade em que vivem.

Neste artigo, vamos conversar sobre uma das habilidades essenciais do século XXI, o pensamento crítico. Além disso, daremos dicas de como desenvolvê-lo nos alunos. Confira!

A importância de desenvolver o pensamento crítico

O mundo evolui muito rápido e temos uma geração de jovens consumindo tecnologias e informações de forma passiva, sem nenhum direcionamento. Embora muitos utilizem tecnologias inovadoras o tempo todo, poucos as compreendem profundamente. Isso é muito perigoso, porque pode tirar do jovem o poder de se valer de tudo isso para o seu desenvolvimento. 

A realidade é que precisamos aprender a pensar e questionar o mundo. Entender como as coisas funcionam muda a forma como interagimos com elas. Ter pensamento crítico é uma das maiores habilidades que um ser humano pode conquistar. Pensar e questionar nos diferencia dos robôs. Estamos sempre falando da ascensão dos robôs no mercado de trabalho, então não deveríamos desenvolver uma habilidade que nos faça ser valorizados como humanos?

Porém, para termos um pensamento crítico sobre nós mesmo e o mundo é necessário abandonarmos crenças limitantes, desaprender para aprender todos os dias. O robô analisa muito bem dados em escala, mas o humano é capaz de lidar com a falta de padrão. Assim, só nós conseguimos formar o pensamento critico necessário para sobreviver e gerar grandes transformações. Tendo consciência disso, como desenvolver essa competência nos alunos? 

Incentivar os alunos a fazerem perguntas

Não existe pergunta certa ou errada. Para desenvolver o pensamento crítico temos que estar abertos a desaprender algo, a questionar o que está ao nosso redor. É necessário entrar em contato com novas situações e abrir o campo de possibilidades. Com mais criatividade é possível criar novos caminhos. É na dúvida que grandes ideias e soluções aparecem. No entanto, muitos alunos podem ter receio ou nem mesmo saber o que perguntar. Então, vamos a algumas dicas que podem facilitar esse processo:

  • tornar o ambiente seguro é um bom caminho para a participação dos alunos. Falar o linguajar dos estudantes e estimular o respeito entre os colegas são atitudes que podem ajudar nessa tarefa;
  • entender o que estimula a curiosidade e incentivá-los a querer saber mais;
  • estimular o aluno a trabalhar com os colegas e pensar de forma independente, chegando a conclusões e formulando novas perguntas.

Estimular a conexão entre alunos de perfis diferentes

O contato com o outro desafia o cérebro a desenvolver ainda mais nossos pensamentos, ouvindo diferentes pontos de vista e entendendo novas realidades. Todos temos habilidades únicas e juntos podemos fazer grandes transformações. Essa diversidade de pensamentos faz as coisas acontecerem. 

Conectar os alunos é uma oportunidade única de incentivá-los a respeitar ideias diferentes e entender que muitas vezes não existem noções certas ou erradas, piores ou melhores, mas diferentes visões de mundo. A diversidade é indispensável para que as inovações tecnológicas cheguem ao maior número de pessoas possível. Entender diferentes culturas e tradições é importante para estabelecer um bom relacionamento e criar um mundo justo para todos.

Gerar curiosidade para desenvolver o pensamento crítico

Curiosidade é um desejo indiscreto de saber, uma tendência para averiguar ou ver. Isso nos mostra que o primeiro passo para ter vontade de fazer perguntas é se sentir curioso sobre algo. As crianças, por exemplo, por não terem crenças limitantes como os adultos e estarem descobrindo o mundo, têm facilidade em questionar a razão de tudo. 

Assim, devemos continuar estimulando a necessidade de nos perguntarmos o porquê das coisas. Como dito acima, vivemos consumindo tecnologia de forma passiva, bombardeados de informação por todos os lados. Ter curiosidade para entender como as coisas funcionam é essencial para nos adaptarmos ao mundo e irmos mais longe. 

Além disso, a educação deve sempre estimular métodos nos quais o aluno entenda que nenhuma matéria é isolada, como a metodologia STEM. A STEM ensina que a criatividade vem do poder de observar a interdisciplinaridade e a conexão de todas as áreas do conhecimento. É necessário levar esse estímulo de forma divertida e interativa às novas gerações de estudantes. 

Mostrar a importância do erro para evoluir

Muitas vezes, lidamos com o erro como algo ruim. Gerações passadas eram condenadas quando erravam, era sinônimo de fraqueza ou falta de preparo. Hoje, sabemos o quanto é importante errar e avaliar o processo para evoluir.

Entender os erros como parte do processo, faz as pessoas terem mais coragem para tentar algo novo e aprender na prática. 

Geralmente a criança é muito condenada ao cometer erros, porém esses momentos são valiosos para incentivar a aprendizagem. O incentivo a estudar e recomeçar tentando de uma forma diferente, desenvolve a criatividade, a autonomia e a compreensão de que não existem fracassos, mas oportunidades de fazer algo cada vez melhor. Assim, como educadores, precisamos:

  • engajar com o aluno, ajudá-lo a ter um pensamento crítico sobre o porquê aconteceu o erro e o que ele pode fazer diferente; 
  • tomar cuidado para não ter uma reação dura diante da situação, pois o aluno pode ficar com receio de tentar novamente;
  • incentivar a persistência, elogiando as tentativas.

Desenvolver o pensamento crítico é essencial para nos adaptarmos ao mundo em que estamos vivendo, ter mais consciência das nossas decisões, entender o outro e nos comunicarmos melhor. O mundo precisa de pessoas capazes de fazer o que os robôs não fazem, ou seja, ser humano. O pensamento crítico nos faz ter mais empatia, entender as nossas emoções, saber o que realmente precisamos dentro da imperfeição humana e poder contribuir com o mundo por meio de soluções criativas.

Existem vários meios de incentivar o pensamento crítico dos alunos e ajudá-los nesse processo de adaptação. Como se manter informado é essencial, acompanhe mais dicas como essa seguindo o LinkedIn e o Instagram da Matific.