None

Quais os matemáticos mais importantes da história?

As ciências exatas têm um papel muito importante no progresso das sociedades modernas e grande parte desse avanço é devido ao desenvolvimento de técnicas matemáticas cada vez mais sofisticadas. Para dar suporte a diversas ciências, muitos matemáticos famosos dedicaram sua vida à pesquisa acadêmica, ao desenvolvimento de novas formas de resolver problemas e entender um pouco mais sobre o mundo em que vivemos.

O trabalho desses indivíduos permitiu que toda a sociedade ampliasse seu conhecimento e forneceu base para a criação de novas tecnologias. A célebre frase de Isaac Newton “se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, ilustra bem essa ideia. Se você quer conhecer quais os matemáticos mais importantes da história, continue a leitura e confira quais foram as suas contribuições!

Qual a importância das ciências exatas?

As ciências exatas se referem aos estudos que utilizam raciocínio lógico, problemas, testes de hipótese e usam a matemática como principal ferramenta para encontrar resultados precisos. 

Por meio do desenvolvimento dessas ciências é que foi possível diversos avanços e inovações tecnológicas que utilizamos no dia a dia, como a eletricidade, a criação da internet e da rede de computadores, dentre outras.

Como a matemática se desenvolveu?

A palavra matemática tem origem grega, referente ao termo Mathematikos, composta por Máthema, que significa ciência, e por Thike que tem sentido de arte. Em uma tradução mais literal podemos entender a matemática como a arte de aprender ou decodificar a natureza.

Apesar da sua nomenclatura grega, a matemática já existia desde os homens pré-históricos e seus registros em pinturas nas cavernas. 

Há milhares de anos, por conta da observação de eventos naturais, o homem primitivo começou com o sistema de contagem e com o passar dos anos a matemática avançou para diversas áreas.

Quais os matemáticos mais importantes?

Por trás de todo o avanço que a matemática e o pensamento crítico teve, estão grandes nomes lembrados até os dias atuais. Suas contribuições foram de extrema relevância para o mundo em que vivemos. Continue a leitura e conheça alguns dos matemáticos mais importantes da história da humanidade.

Arquimedes (287 - 212 a.C.)

Arquimedes nasceu na Sicília sendo filho de um astrônomo, fato que fazia sua casa ser frequentada por muitos intelectuais. Foi o principal matemático da antiguidade, aplicando as noções de geometria. Além disso, estudou forças, alavancas e vários conceitos relacionados à mecânica.

No seu lado inventor, criou o chamado parafuso de Arquimedes, que era utilizado na retirada de água dos navios. Além disso, inventou a alavanca que possibilita levantar cargas pesadas, além de desenvolver a ideia de “gravidade específica”, atualmente conhecida como princípio de Arquimedes. 

Euclides (300 a.C.)

Euclides é conhecido como pai da Geometria e um de seus principais legados é o livro “Elementos de Euclides”, onde reuniu conhecimentos matemáticos de Tales, Pitágoras, Platão e os desenvolvidos por ele mesmo. Também ajudou com a fundação da Escola Real de Alexandria, no Egito.

Suas obras contribuem para diversos estudos realizados atualmente, como os da mecânica, da luz, da navegação e até da medicina. Além destes, também estão entre suas obras o Postulado das Paralelas e os Axiomas de Euclides, um grupo de leis demonstradas partindo de postulados.

Pitágoras (582 - 497 a. C.)

Quem nunca ouvir falar sobre o Teorema de Pitágoras, não é mesmo? O criador dele nasceu na região do mar Egeu, sendo filho de um rico comerciante. Aos 16 anos, se tornou aprendiz de Tales de Mileto e alguns anos depois, após aprender muito com o seu mestre, fundou a Escola Pitagórica, na Itália.

Pitágoras era filósofo e matemático e ensinava em sua escola os filhos de aristocratas sobre temas que versavam religião, filosofia, política e matemática. Além disso, como gostava muito de música, deu nome a termos relacionados a essa temática usados até os dias atuais, como a média harmônica.

Leonardo Fibonacci (1170 - 1250)

Leonardo Fibonacci foi um italiano de grande destaque durante a Idade Média, desenvolvendo trabalhos sobre algarismos arábicos e descobrindo uma sequência que acabou por levar o seu nome, a Fibonacci.

Dado seu berço, Leonardo alcançou conhecimentos sobre a matemática com hindus e árabes. Por resolver problemas de teor matemático da corte italiana, recebeu a proteção do imperador da época, além de uma estátua construída em Pisa em homenagem às suas contribuições.

Galileu Galilei (1564 - 1642)

Enquanto o matemático anterior tem uma estátua em Pisa, Galileu Galilei é nascido nesta província. Além de matemático, ele era físico, astrônomo e filósofo. Enquanto jovem, chegou a cursar medicina, mas optou por deixar a área e se concentrar em matemática.

Entre suas descobertas estão as leis do movimento pendular, a construção da luneta telescópica, o termômetro, os anéis de saturno, entre outros grandes feitos. Acabou perdendo sua vida após se recusar a negar as teorias que havia criado.

Isaac Newton (1643 - 1727)

O inglês Isaac Newton se formou em Artes na Universidade de Cambridge, mas sua paixão era a matemática. Além de matemático, Newton foi físico e astrônomo e postulou a lei fundamental da gravitação universal.

Ainda desenvolveu as leis básicas da mecânica e os cálculos de diferencial e integral utilizados em cursos superiores específicos para medir volumes e áreas até os dias atuais. Como se pode notar, os conhecimentos que Newton desenvolveu foram e ainda são essenciais para o avanço da humanidade.

Quais são os matemáticos atuais mais relevantes? 

A matemática na era moderna representa a mudança na reforma do currículo tradicional de ensino, baseado em fundamentos rigorosos como teoria de conjuntos e álgebra. Nos campos de pesquisa, há diversas aplicações tanto da matemática pura quanto aplicada. Alguns matemáticos da era moderna estão contribuindo para o avanço dessa ciência e para a disseminação do seu conhecimento. Confira quem são os principais.

Grigorio Perelman

Esse matemático russo é conhecido por apresentar uma demonstração detalhada da conjuntura da Geometrização de Thurston, apresentando como ela é um caso particular a Conjectura de Poincaré, conhecido como um dos sete maiores problemas da Matemática.

Apesar de receber a medalha Fields em reconhecimento a suas contribuições para a geometria, Perelman rejeitou qualquer honra ou título provenientes de sua descoberta, sendo considerado por muitos um gênio excêntrico. 

Artur Avila

Arthur é um matemático brasileiro naturalizado francês que se tornou conhecido por receber a medalha Fields, equivalente ao prêmio Nobel de matemática, por conta de suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, mudando definitivamente o campo de pesquisa. 

Viu como o avanço científico é uma construção gradual? As grandes descobertas aconteceram conforme pequenos avanços construíam a ciência que temos hoje. Conhecer a história dos matemáticos famosos permite que você se inspire a criar novidades em seus métodos de ensino e torne as aulas ainda mais interessantes.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este texto e em suas redes sociais e contribua para que mais pessoas aprendam sobre esse assunto!