None

Como aprender matemática na prática?

 

Dor Abrahamson, (Ph.D.), é Professor de Ciências da Aprendizagem e Desenvolvimento Humano na Escola de Graduação em Educação da Universidade da Califórnia, Berkeley.

As crianças aprendem fazendo. E esse é um ponto chave na aprendizagem da matemática. Neste artigo, o Prof. Dor discute um dos princípios pedagógicos da Matific que se concentra em fornecer um ambiente estimulante e envolvente para que as crianças construam compreensão conceitual em um processo de autodescoberta guiada.

 

O que as crianças fazem, quando aprendem matemática? Elas costumam escrever números e outros símbolos no papel. Elas também usam vários métodos que aprenderam para trabalhar esses símbolos e obter as informações de que precisam. Mas isso é o suficiente?

Muitos pesquisadores no campo da psicologia do desenvolvimento cognitivo acreditam que a aprendizagem conceitual das crianças começa no momento em que interagem com objetos, sejam materiais ou virtuais. À medida que manipulam os objetos, as crianças vão adaptando a forma como percebem os objetos. Fazer isso, por sua vez, permite que eles manipulem os objetos ainda melhor e assim por diante. Essas interações formam na mente novos padrões chamados esquemas sensório-motores, que são reativados quando as crianças encontram situações semelhantes o suficiente no futuro.

É por isso que é tão importante que os módulos matemáticos interativos sejam projetados para promover esquemas sensório-motores que capturem a essência de um conceito e se apliquem em futuros encontros com novas situações que requerem o mesmo princípio matemático. Atividades Matific são criadas com esse princípio em mente. Por exemplo, a atividade "Salve a Bola" demonstra a ideia no contexto da aritmética básica.

Salve a bola

Adendos ausentes: totais dentro de 10 As crianças usam um modelo de linha numérica para encontrar o adendo que falta a fim de fazer um determinado total. Cada mola é identificada com um número que mostra a distância e a direção em que a bola se deslocará. As crianças selecionam a mola correta para que a bola entre no buraco com a rede. "