None

Ensino de matemática no século 21

Harouna Ba, (Ph.D.), membro do Conselho Acadêmico da Matific, Diretora do Centro Familiar Sara Lee Schupf no New York Hall of Science, discute como brincadeira, tecnologia e compreensão conceitual podem ajudar a ampliar a aprendizagem de STEM no século XXI .

Matemática e física são fortes habilidades presentes no STEM. Mas a maioria dos estudantes não estão sendo adequadamente preparados nos níveis fundamental e médio. As escolas precisam de recursos curriculares atraentes e eficazes que possam apoiar os professores na preparação de todos os alunos, incentivando o interesse no estudo do STEM. Alterar a trajetória de aprendizado de STEM para estudantes no século 21 requer, entre outros, três elementos principais: brincadeira, tecnologia e compreensão conceitual.

A gamificação como uma metodologia pedagógica pode promover motivação intrínseca e extrínseca, ajudando a ter engajamento e domínio dos conceitos presentes na matemática e ciências. 'Jogar' em ambientes de aprendizado guiados torna o aprendizado divertido, já que o jogo desenvolve a curiosidade, a exploração, o pensamento não linear, a solução de problemas e a criatividade dos alunos.

Tecnologias como jogos e simulações, quando bem projetadas, ajudam a desenvolver as habilidades investigativas dos alunos por meio da manipulação lúdica de dados, participação em experimentos de investigação sem restrições de tempo ou espaço e visualização de variáveis ​​e resultados. Jogos educativos podem motivar os alunos com desafios e feedbacks e adaptar as instruções às necessidades e interesses de cada aluno.

A compreensão conceitual baseia-se em um alinhamento rigoroso entre jogo guiado, tecnologia e aprendizado de conteúdo. As atividades que integram esses elementos ajudam os alunos a associarem seus conhecimentos anteriores com sua compreensão conceitual das habilidades de matemática e ciências. Dessa forma, os professores podem ajudar a classe a discutir, buscar sentido e refletir sobre esses conceitos, para melhorar seu conhecimento de conteúdo

 

Confira esses dois exemplos de atividades da Matific que incentivam os alunos a explorarem conceitos matemáticos e desenvolverem uma compreensão conceitual profunda usando um ambiente de aprendizagem baseado em jogos.



Números negativos do serviço de quarto
Resolva problemas da vida real envolvendo adição e subtração de números no intervalo de -20 a 20. Ajude nosso personagem a chegar ao andar certo para prestar o serviço de quarto.




Estatísticas do prefeito
Este episódio divertido e prático estimula uma emocionante gama de habilidades, incluindo investigar, reunir, apresentar e examinar informações. Pede-se às crianças que ajudem o prefeito de Matificville a explorar e apresentar os resultados da pesquisa coletados das pessoas da cidade em formatos gráficos ".