None

Como aplicar os jogos matemáticos na educação infantil?

Um dos principais desafios da educação infantil na atualidade é engajar os alunos e tornar o processo de aprendizado mais interessante. Uma das melhores alternativas para isso se refere a inclusão de jogos matemáticos na educação infantil. Além de envolver aspectos lúdicos e divertidos, esse formato tende a atrair o foco das crianças e melhorar seu desempenho escolar.

Definir quais estratégias pedagógicas adotar em sua instituição não é uma tarefa simples, ainda mais com a difusão de novas tecnologias que capturam a atenção dos estudantes. Um modo inteligente de alinhar os objetivos educacionais com o universo lúdico e interativo é por meio da gamificação. Se você quer saber como usar esses recursos em seu plano pedagógico, continue a leitura e confira!

Quais são as dificuldades dos alunos em matemática?

A matemática é normalmente vista pelos alunos como uma disciplina complexa e inacessível para a maioria. Mesmo com muito empenho da equipe de professores, atrair a atenção das crianças para os números e fórmulas matemáticas em um quadro negro pode ser complicado. 

As principais reclamações se referem a falta de compreensão das relações apresentadas, dificuldade para aprender e entender como esses conhecimentos se aplicam no dia a dia e como organizar os números de uma forma que faça sentido. Por isso, uma importante parcela do planejamento pedagógico deve considerar quais as melhores estratégias para tornar as aulas mais interessantes. 

Como tornar o ensino da matemática divertido?

Por muito tempo a matemática foi apresentada para as crianças como algo complicado e que deve ser aprendido. A obrigatoriedade do entendimento desse assunto coloca um peso adicional ao estudo e produz ansiedade nos alunos, principalmente para aqueles com dificuldade de acompanhar o ritmo da turma. 

Por isso, é necessário usar abordagens diferentes para mudar a visão que os alunos têm sobre a matemática e seus problemas. Além de trazer soluções inovadoras como atividades interativas, uso de músicas e personagens. Também é possível aproveitar os recursos digitais — tão conhecidos pela nova geração — para incorporar os planos de ensino. 

Com o uso dessas alternativas, cada aluno consegue avançar em seu próprio ritmo e em um ambiente agradável de aprendizado. Os jogos online, por exemplo, criam uma estrutura de fases e o estudante pode sentir o prazer de cada conquista, enquanto aprende e entende um pouco mais das relações matemáticas. 

Com os avanços no ambiente digital, o aluno consegue compreender com maior facilidade o conteúdo explorado em sala e toda a relação com a matemática se torna mais agradável. 

Quais jogos podem ajudar nisso?

Ao adotar o conceito de gamificação em sua escola e utilizar os jogos como solução para o ensino da matemática na educação infantil, você torna o aprendizado mais atrativo e consegue reter a atenção e concentração dos pequenos, otimizando o desenvolvimento deles. Confira algumas opções de jogos que podem ajudar.

Tangram

Esse jogo surgiu na China e para praticá-lo é necessário ter sete peças: cinco triângulos, um paralelograma e um quadrado. Assim, a ideia é utilizar todos os itens para formar figuras a partir deles. Esse jogo ainda serviu de inspiração para muitos outros brinquedos que podem ser utilizados para o ensino da matemática, como o quebra-cabeça.

Assim, ao adotar o Tangram para auxiliar nas aulas de matemática, você incentiva os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade e também disciplina. Além disso, é uma ótima forma para começar a passar para as crianças menores os conceitos de formas geométricas.

Jogo de memória

Esse é mais um dos tradicionais jogos que podem ser aplicados no ensino da matemática na educação infantil. Por meio dele, é possível promover o desenvolvimento do raciocínio das crianças, além de ajudar com operações matemáticas.

Por exemplo, você pode fazer um jogo da memória em que o par é constituído por uma operação matemática e por sua resposta. Assim, é possível ajudar o aluno a entender como fazer contas de adição, subtração, divisão e multiplicação de uma forma simples e divertida enquanto o auxilia a desenvolver a concentração.

Jogos online

Atualmente, com o avanço tecnológico, também é possível encontrar diversas opções de jogos online para utilizar ao passo em que se ensina matemática. Por exemplo, pode-se aplicar a ideia por trás dos jogos de videogame e fazer alguns episódios em que o aluno ganhe recompensas ao chegar ao final das fases.

Para isso, contar com uma empresa especializada em soluções nesse formato para o ensino da matemática é muito importante. Dessa maneira, você conta com toda a experiência de quem já atua com esse tipo de ferramenta, além de ter o suporte de profissionais extremamente capacitados.

Quais são as opções da Matific?

Já pensou em ter fácil acesso a vários jogos que podem ser utilizados para desenvolver o conhecimento matemático dos alunos de forma divertida e simples? Com a Matific isso é possível. Por meio das soluções oferecidas, é viável ensinar os pequenos as noções de números inteiros, medidas de variação, geometria e muito mais usando todo o aspecto lúdico dos jogos.

Ambiente de aprendizagem

Por exemplo, com a plataforma da Matific você tem acesso a ambientes de aprendizagem interativos que auxiliam os professores no cotidiano, sendo possível utilizar vários episódios que estimulam a resolução de problemas de uma forma única e divertida, além de estimular a autonomia dos estudantes.

Planilhas interativas

Além dos episódios, existem opções como planilhas interativas, que ajudam a desenvolver o pensamento lógico dos alunos, as Situações-Problemas, para incorporar eventos do dia a dia no ensino da matemática e muito mais.

Desse modo, você oferece aos docentes uma série de alternativas que possibilitam reter a atenção dos estudantes e melhorar o desempenho no aprendizado tanto em sala quanto fora dela.

A inclusão de jogos matemáticos na educação infantil pode fazer toda a diferença em sua instituição. Investir em estratégias que são capazes de mudar a relação do estudante com a matemática é muito importante para o desenvolvimento de cada aluno. Esse esforço durante os primeiros anos da educação básica impacta diretamente o seu desempenho acadêmico e contribuem para uma vida adulta mais feliz e realizada. 

Viu como a escola tem um papel crucial na formação de seus alunos? Então entre em contato conosco e confira como a Matific pode contribuir para melhorar o desempenho de seus estudantes!